De forma a marcar diferença no mercado, a procura por projetos que o ajudem a melhorar a sua empresa e o seu negócio é uma constante.
Faturação, rentabilidade, lucro, redução de custos, otimização de recursos e automatização dos processos são alguns exemplos do que as empresas querem sempre melhorar.
Desta forma, deixamos aqui algumas ideias que o poderão ajudar e inspirar a melhorar na sua empresa. Arranque esta nova época com toda a garra!
Software de Gestão
Podemos parecer suspeitos, mas um software de Gestão é sempre uma boa ideia. Eles permitem automatizar as mais variadas tarefas e processos, aumentando a produtividade do seu negócio e libertando os seus recursos humanos para outras atividades mais importantes.
Saiba tudo o que um Software de Gestão pode fazer pela sua empresa.
Comunicação interna
A falta de comunicação numa
equipa pode ser fatal. Assim, é importante que a sua empresa tenha métodos de
comunicação internos que sejam efetivos e eficientes. Algumas ações simples
como murais de tarefas, quadros de aviso e uma intranet, podem ser bastante
significativas para o fluxo de trabalho.
Metodologia de Objetivos e Resultados-Chave
Trata-se de uma metodologia simples, flexível e ágil. É já usada pelas mais diversas empresas de sucesso, incluindo a Google. Tem como objetivo o envolvimento dos colaboradores e a melhoria da produtividade da empresa. É focada em resultados, com um conjunto de objetivos que podem estar relacionados entre si e serem alcançados de forma individual ou coletiva.
Por exemplo, se a empresa tem o objetivo de aumentar a sua produção em 20% até o final do ano, os resultados-chave podem passar pela contratação de mais 10 funcionários.
Home Office
Graças à pandemia tem sido uma realidade cada vez mais presente nas empresas, especialmente as que apostam na transformação digital. A adoção do trabalho remoto trouxe aumentos de produtividade e redução de custos operacionais. Da mesma forma, os profissionais ganham motivação para atingir os resultados, uma vez que passam a ter liberdade de gerir o próprio tempo.
Com a situação pandémica já mais controlada, os profissionais estão a voltar às empresas. Pode fazer um estudo das diferenças nos resultados entre o trabalho em casa ou no escritório e manter, por exemplo, um dia por semana em home office.
Pesquisa de Mercado
Fazer uma boa pesquisa de mercado permite a identificação de problemas e oportunidades de negócio. Estas permitem ao gestor ter uma visão mais alargada sobre a área de atuação e podem ajudar na orientação de novas decisões ou estratégias.
Algumas das informações que poderá reunir e analisar:
- Perfil do público-alvo;
- Nível de satisfação dos clientes;
- Qualidade e desempenho dos produtos e serviços;
- Reação do público em relação a um novo produto;
- Perceção que o público tem sobre a marca;
- Estratégias e ações dos concorrentes, assim como seus pontos fortes e fracos;
- Novas tendências de mercado.
Formação de Equipas
Investir na formação da sua equipa é uma excelente forma de impactar diretamente o desempenho dos seus funcionários.
Equipas bem formadas e capacidades, naturalmente comentem menos erros, diminuindo a necessidade de repetir tarefas e, como consequência, reduzindo os custos. Da mesma forma, aumenta a produtividade.
Saiba mais sobre este assunto.
Clima empresarial
É importante realçar que o clima empresarial não deve ser imposto. Ele deve surgir quase como consequência natural dos valores da empresa, que são partilhados por todos. Trata-se de uma relação recíproca.
Ter um ambiente leve e agradável pode trazer efeitos bastante positivos. Horários flexíveis, convívios, dress code informal, podem ser alguns exemplos de práticas que contribuem para a criação deste clima mais prazeroso para trabalhar.
Esta medida favorece também aos líderes um bom relacionamento com as suas equipas, trazendo uma comunicação mais horizontal e maior confiança dos seus colaboradores.
Monitorizar ações
Controle, frequentemente, os resultados das ações de melhoria na sua empresa. Assim poderá identificar falhar e fazer os ajustes necessários. Não se esqueça de reunir com os seus colaboradores, no mínimo um vez por mês, e ouça as suas dificuldades ou maiores desafios para atingir os resultados propostos. Faça também feedbacks e reconhecimentos quando o trabalho é bem feito ou para explicar quais os pontos em que é necessário melhorar.