header-background

Como voltar ao ritmo depois das Férias.

Para muitas pessoas, voltar ao ritmo depois das férias é uma dor uma de cabeça. Fazer uma pausa no trabalho sabe sempre bem. Mas quando é hora de voltar...
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Para muitas pessoas, voltar ao ritmo depois das férias é uma dor uma de cabeça. Também deve ser da opinião que o pior das férias é quando terminam. Afinal, fazer uma pausa no trabalho sabe sempre bem e é saudável. Mas quando é hora de voltar, vários profissionais demoram um pouco para retomar a atividade normalmente.


Se também passa por isto, não se preocupe. A sensação de pouca produtividade, lentidão para executar tarefas, ou até tomar decisões são consequências das férias, perfeitamente normais.


Deixamos-lhe algumas dicas para que possa voltar ao seu ritmo normal, sem comprometer a sua produtividade e desempenho profissional.

Mudar a rotina

O período de readaptação geralmente demora três dias. Voltar ao ritmo depois das férias não implica apenas a questão psicológica, é uma questão física também. Durante a pausa, mudam-se os horários, e geralmente acordar tarde vira rotina. Assim, recomenda-se que dois dias antes de voltar ao trabalho, coloque o relógio nos horários habituais.

Organização é a palavra-chave.

O primeiro dia é o mais difícil, sem dúvida. Mas com organização tudo se consegue. Faça uma lista de prioridades e converse com o seu líder para perceber o ponto de situação. Se tem vários projetos ou é responsável por várias tarefas, deixe esta lista de prioridades feita antes de ir de férias para evitar acumulação quando voltar. Outra recomendação é deixar algum projeto já iniciado para dar continuidade ao voltar. Assim não precisa recomeçar do zero quando retomar a rotina.

Não sofra por antecipação.

Vários profissionais sofrem mais com a antecipação da volta do que propriamente com o retorno ao trabalho. Calma. As férias existem exatamente para que possa relaxar e renovar energias. Os problemas da empresa não fogem e não será longe que conseguirá resolver algo. Sendo assim tente desligar para que quando volte à rotina, volte com toda a força e positividade.

Abrande antes da volta

Conforme as férias forem acabando, vá desacelerando para não sofrer um impacto bruto no primeiro dia. Se for viajar, planeie chegar numa data não muito próxima da do retorno ao trabalho. Assim pode ir restabelecendo a sua rotina, e dar tempo ao seu corpo e à sua mente para a nova readaptação. Pode também aproveitar este período de abrandamento para resolver outras tarefas familiares ou da casa. Assim não sente que o período longe do trabalho não foi suficiente.

Motivação!

Sim, as férias mal terminaram. Mas nada como ter uma boa motivação. Que tal começar a planear as suas próximas férias? Assim poderá ter o seu foco direcionado para algo que quer e já tem saudades. Isto pode também influenciar as suas metas financeiras para poder cumprir o seu objetivo.

Bom regresso e bom trabalho! Não se esqueça na SigmaCode temos a solução perfeita para o seu negócio.