As dez qualidades de liderança mais importantes
O futuro e sucesso de uma empresa estão dependentes acima de tudo das pessoas. E isto quer dizer que em grande parte a responsabilidade está nas capacidades de liderança dos seus gestores. Cargos superiores exigem lidar com colaboradores de uma forma competente, e para tal precisam de ter qualidades de liderança. Muitas delas fazem parte dos traços de personalidade de cada um, outras podem ser apreendidas. Mas essencialmente deve poder sentir-se confortável num cargo de chefia. Só assim poderá comunicar confiança para o resto da sua equipa.
Reunimos as dez qualidades de liderança mais importantes pelos consultores de recursos humanos e psicólogos. Tome nota.
1. Comunicação
Sem qualquer tipo de surpresa, a Comunicação abre a nossa lista qualidades de liderança. As funções de um gestor envolvem essencialmente a comunicação de conteúdos, estratégias e resultados. No entanto, desengane-se se considerar que comunicar é apenas ter o dom da palavra. Deve também ser bom de ouvido. Estar atento às preocupações da sua equipa e saber ouvir as suas motivações e sugestões.
2. Ser um bom exemplo
Ser líder é acima de tudo ser um bom exemplo. Se é gestor, deve pensar em si como alguém a quem a sua equipa considere um modelo a seguir. Lembre-se que está constantemente a ser observado.
3. Assumir e delegar responsabilidades
Normalmente, quem tem a obrigação de tomar decisões e assumir responsabilidades é o chefe. No entanto um bom chefe sabe também quando e a quem delegar certas funções e responsabilidades. Os colaboradores sentem-se motivados, tornam-se leais e sentem que estão a ser preparados para poderem assumir a liderança.
3. Rever lista de projetos
O normal desta altura do ano é sentir uma descida na entrada de novos projetos, pelo menos até ao fim das férias. Esta redução é a oportunidade perfeita para que possa revisitar outros projetos que tem ou tinha em mãos e fazer um ponto da situação. Por vezes é benéfico afastarmo-nos de algumas tarefas por algum tempo, assim, quando voltamos a focar temos um novo ponto de vista.
4. Motivação
Motivar a equipa, saber inspirá-la e promover o entusiasmo é quase a chave para o sucesso e uma das qualidades de liderança mais importantes. Lembre-se sempre que um colaborador motivado é sempre um melhor colaborador.
5. Saber reconhecer e promover talento e potencial
Bons líderes têm um sexto sentido desenvolvido para como as pessoas funcionam. Reconhecem capacidades especiais e sabem como utilizá-lo em prol da empresa. Não sentem o potencial dos seus colaboradores como concorrência, pelo contrário, incentivam-nos para que possam ser eles os líderes do futuro.
6. Saber que errar é humano
Toda a gente erra e com erro existe sempre a possibilidade de aprendizagem. Uma das qualidades de liderança mais apreciadas é a tolerância ao erro. Em vez de criticar, trabalhe em conjunto e analise o que pode ser melhorado para evitar esses erros. Colaboradores com medo de erra, não são eficientes.
7. Flexibilidade
Qualquer gestor deve ser capaz de ajustar o seu estilo de liderança à situação, o que exige flexibilidade e intuição.
8. Gerir expectativas e objetivos
A sua equipa apenas vai poder alcançar objetivos se souber exatamente quais são. Atribua tarefas desafiantes com prazos claro e realistas e espere os bons resultados.
9. Autorreflexão
Quanto mais consciente estiver das suas forças e das suas fraquezas, mais sucesso terá enquanto líder de qualquer equipa.
10. Ser autêntico
Existem vários estilos e tipos de liderança. Defina o seu e seja você mesmo. Fingir ser algo que não é pode passar a mensagem errada para os colaboradores e com o tempo chegar até a perder o respeito da equipa.