Guia Completo de Produtividade
Tudo o que precisa saber sobre produtividade. O que é a produtividade? O que é preciso para produzir mais? A produtividade é um dos temas mais quentes no que diz respeito ao dia-a-dia de profissionais e empresas. A sua importância e procura levou-nos a criar este guia completo sobre o tema. Comecemos pelo princípio…
O que é a produtividade?
A produtividade está sempre ligada ao equilíbrio de dois indicadores: quantidade / qualidade de trabalho e os recursos utilizados para o fazer. Ou seja, diz respeito à capacidade de realizar o máximo de trabalho possível com o mínimo de recursos necessários. É uma procura constante pela otimização de processos – quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Faz parte do mindset de quem procura sucesso individual e coletivo.
Fala-se em quantidade / qualidade porque por vezes o sucesso de uma determinada tarefa pode ser quantitativo ou qualitativo. Quando se fala em recursos, o mais comum e valioso será sempre o tempo. No entanto, podemos também falar de recursos como o dinheiro, de pessoas, de material…
O que é “ser produtivo”?
Ser produtivo não significa estar sempre ocupado. Eficiência é bastante diferente de pressa. Não é terminar uma tarefa e tentar terminar logo outra a seguir. Lembre-se da palavra: otimizar. É importante que saiba otimizar as suas tarefas e os seus recursos, só assim pode ser produtivo.
Ser produtivo significa, portanto, saber estruturar as suas ações consoante uma hierarquia de prioridade, por exemplo. Está mais relacionado com o planeamento de ações do que propriamente com a sua execução. Esta é uma consequência natural.
O que pode afetar negativamente a produtividade?
Não se preocupar com produtividade dentro de uma empresa pode ser um assunto sério e até fatal para o sucesso dos negócios. Verifique a lista do que acontece quando não se pensa em processos eficientes e otimizados:
- Falta de organização operacional;
- Incertezas e retrabalho;
- Falhas dos prazos estipulados;
- Falta de definição de responsabilidades;
- Problemas para dar prioridades às tarefas;
- Baixo suporte à criatividade;
- Falta de apoio tecnológico;
- Pouco cuidado com a saúde;
- Acumular de cansaço, stress e ansiedade;
Ser produtivo não é fazer o máximo possível, mas o melhor possível. Caso contrário pode estar simplesmente a criar um ambiente improdutivo.
Quais as vantagens de uma empresa produtiva?
A produtividade nas empresas é sempre positiva. É, sem dúvida, um dos principais objetivos de qualquer negócio. O primeiro passo e talvez o mais importante é a mudança de mentalidade sobre o planeamento e o seu impacto nas empresas com as mais diversas vantagens:
- Mais eficiência e agilidade.
- Poupança de recursos, principalmente o tempo.
- Diminuição de desperdícios.
- Redução de custos de produção.
- Mais competitividade.
- Mais foco.
- Atração de novos talentos.
E assim se cria um ciclo vicioso, onde pessoas altamente competentes aumentam a eficiência e atraem pessoas mais competentes. Projetar essa imagem no mercado faz toda a diferença para a captação de mais profissionais e, principalmente, de mais clientes.
Fique atento ao próximo artigo, onde preparamos 6 dicas valiosas de produtividade para você aplicar ao seu e-commerce.