O E-commerce é aquilo que o meu negócio precisa?
O E-commerce chegou, sentou-se e não vai embora tão cedo. As compras online já estão enraizadas no nosso dia-a-dia e já fazem parte dos nossos hábitos de compra. Afinal, quem não gosta de ter o poder de comprar o que quer que seja, em qualquer dispositivo, em qualquer ponto do mundo, para entregar exatamente onde queremos?
Graças à pandemia, assistimos a uma aceleração do digital e especialmente nos negócios. Para muitos, foi a única forma de conseguir sobreviver. Mas, será que esta transição para o online foi assim tão benéfica?
Vender Online
Muitos dos negócios com certeza já estariam a ponderar entrar neste canal digital de vendas, e com a pandemia apenas aceleraram o processo. Porém, outros tantos não conheciam a realidade nem as implicações do que significa ter um e-commerce, mas decidiram também mergulhar de cabeça. Nem todos tiveram os mesmos resultados.
É importante perceber que ter uma loja online não é apenas uma alternativa, nem uma boia de salvamento. Ter um negócio online é algo que exige dedicação e tempo, para pensar e estruturar da melhor maneira. Vender online não é apenas ter um site com produtos que podem ser escolhidos e pagos à distância.
É importante que consiga responder às seguintes questões:
- Conhece as ferramentas que o podem ajudar a ter um e-commerce?
- Precisa contratar alguém?
- Como ou quem lhe vai fazer o site?
- Que serviços precisa exatamente?
- Que preços deve colocar nos produtos?
- Como se deve destacar?
Seguindo a lógica deste cenário dos negócios físicos que se digitalizaram devido à pandemia, podemos enfrentar uma das seguintes situações:
- Usar o e-commerce como canal complementar de vendas;
- Usar o e-commerce como canal que gera tanto ou mais lucro que o negócio físico.
De forma que consiga perceber se para a sua realidade o E-commerce faz sentido, preparamos esta lista de pontos que deve considerar.
Primeiros passos para um canal E-commerce:
Avaliação do seu negócio.
Pode não ser fácil, mas é fundamental. Acima de tudo é uma excelente forma de saber quanto de si pode dar ao projeto. Talvez ajude completar e responder as seguintes questões:
- Tenho facilidades em…?
- Tenho dificuldades em…?
- Quero melhorar…?
- Tenho disponível para investir…?
Avaliação da Concorrência
Com uma pesquisa rápida, consegue logo entender se tem concorrência, que produtos vendem os outros, que preços e condições fazem. É importante avaliar o envio da concorrência – quanto cobram, quantos dias precisam, qual é a política de devoluções…
Avalie os Recursos Humanos disponíveis
Tem capacidade para tratar das encomendas online? Ou teria de contratar alguém? Essa possível contratação está à vontade com o ambiente de E-commerce?
Avalie as melhores parcerias
- Fornecedores;
- Logística (entregas – avalie preços, tempos e qualidade);
- Embalagens;
Avalie o Developer
Quem vai construir a sua loja online? Melhor que encontrar um bom preço, é encontrar um bom parceiro. Lembre-se que será algo a longo prazo e deve contratar alguém em quem confie e que lhe ofereça o apoio técnico que o seu negócio precisa. Clique aqui e descubra a proposta mais adequada para a sua realidade.
Outros…
Depois de ter a sua loja-online é importante perceber que, tal como num negócio físico, há certas regras e leis a cumprir. Mantenha-se atualizado sobre as legislações do e-commerce: política de proteção de dados, termos e condições… Deverá também perceber que o sucesso do negócio não diz respeito apenas a abrir uma loja, neste caso, uma loja online. Deve considerar certas estratégias de Marketing (Digital).
Então, o E-commerce é aquilo que o meu negócio precisa?
Se depois de analisar e fazer “contas à vida”, esta realidade continua a fazer sentido para si, então a resposta é claramente um SIM. Se ficou um pouco assustado e acha que este pode não ser o momento certo, não tem problema. Mas lembre-se, o futuro não espera e já está aqui. Conheça as vantagens de ter uma loja online e se tiver dúvidas, estamos aqui para si!