header-background

Dicas de Produtividade para o Verão

Trabalhar no Verão
Facebook
Twitter
LinkedIn

Dicas de Produtividade para o Verão

O Verão ainda não começou oficialmente, mas já espreita. O mês de Junho tem uma série de feriados que despertam o cheirinho a férias e nem sempre é fácil manter a produtividade com a tentação do sol, da praia e do calor.

Várias empresas fecham durante um determinado período e assim há igualdade para todos. Se chover durante esses dias, digamos que estão todos no mesmo barco. Mas a maioria dos negócios não partilha deste cenário.

O Verão pode ser a estação do “meio gás”, com alguns departamentos quase vazios. Porém, há sempre quem tenha de aguentar firme e segurar as pontas do negócio. Para estes verdadeiros heróis, nem sempre é fácil. Manter a concentração e as rotinas pode ser um desafio e influenciar inclusive a sua produtividade. Se algures nos próximos tempos este poderá ser o seu caso, este artigo é para si!

8 Dicas de Produtividade para os longos dias de trabalho no Verão:

1. Planos Diários

Para manter a produtividade em dia e o foco em alta, defina uma agenda de tarefas. Pode fazê-lo logo de manhã, ou mesmo no final do dia anterior. É importante manter uma calendarização com a ordem de trabalhos definida, tal como as suas prioridades e horários previstos para os cumprir. Respeite esta estrutura e com certeza não sentirá que está a desperdiçar tempo.

2. Atualizar competências

Regra geral, os meses de Verão são sempre mais calmos no que diz respeito ao volume de trabalho. Aproveite para se atualizar sobre as últimas tendências na sua área ou até mesmo para adquirir novas skills. Leia artigos, acompanhe webinares e porque não até fazer algum curso?

3. Rever lista de projetos

O normal desta altura do ano é sentir uma descida na entrada de novos projetos, pelo menos até ao fim das férias. Esta redução é a oportunidade perfeita para que possa revisitar outros projetos que tem ou tinha em mãos e fazer um ponto da situação. Por vezes é benéfico afastarmo-nos de algumas tarefas por algum tempo, assim, quando voltamos a focar temos um novo ponto de vista.

4. Mantenha-se ocupado

A lista de tarefas pendentes já foi preenchida? Ótimo! Aproveite o tempo livre para rever algum do trabalho já realizado ou dedique-se a certas tarefas que ao longo do ano se tornam secundárias. Limpe a sua caixa de email, atualize o material da empresa ou pense em projetos futuros. Quando queremos, trabalho não falta.

5. Defina objetivos pessoais

Ter uma lista de tarefas ou tentar manter-se motivado, nem sempre chega.  É necessário algo mais. Defina um objetivo pessoal (em termos profissionais, claro) que o incentive até ao fim do Verão. Por exemplo, criar uma proposta para apresentar ao diretor do seu departamento.

6. Deixe de adiar

Todos temos certas tarefas para fazer um dia. Aquelas que vamos guardando na gaveta porque agora não é um bom momento ou não é urgente ou prioritária. Se durante o resto do ano não teve oportunidade de a fazer, o mais certo será que voltando à normalidade do dia-a-dia pós-férias, também não a consiga fazer. Aproveite o Verão para se dedicar a ela e deixe de adiar.

7. Fortaleça a moral da equipa

Manter o foco e a vontade de trabalhar no Verão pode ser algo difícil. Mas ajuda sempre manter um ambiente positivo no trabalho. Reúna os restantes heróis que o acompanham nesta batalha, mesmo que de outras equipas, e façam algo que os mantenha animados. Aproveite os dias de sol e organize um almoço fora com os colegas, um lanche de equipa ou alguma atividade desportiva no fim do trabalho. Certos programas ajudam a relaxar e a fortalecer o ambiente e moral da empresa.

8. Reformule o seu espaço de trabalho

Finalizar assuntos pendentes e organizar a sua lista de tarefas e projetos, mas porque não se dedicar também à reorganização do seu espaço de trabalho? Arrume as suas gavetas e armários – provavelmente estão a precisar que lhe dedique algum tempo. E a secretária? Será que ficava melhor virada para o outro lado? É altura ideal para experimentar.

 

Conheça as soluções à medida para seu negócio que temos disponíveis.

Podemos ajudar?