Conheças as diferenças e dicas entre a produtividade individual vs. coletiva
A produtividade é um dos maiores objetivos pessoais e das equipas. Todas os dias, empresas e negócios dos mais variados setores tentam encontrar soluções que façam crescer a produtividade individual e coletiva dos seus colaboradores.
Hoje apresentamos as principais diferenças entre a produtividade individual e a coletiva.
Produtividade individual
A produtividade individual está relacionada com a perceção de responsabilidades quer na vida pessoal, quer no trabalho. É sem dúvida a que exige um maior grau de disciplina.
Atente nas seguintes dicas que, apesar de simples, podem significar um grande impacto na produtividade sua produtividade individual:
- Comece por tarefas céleres e menos exigentes para que possa entrar mais rapidamente no ritmo de trabalho.
- Escolha a metodologia ou lista que vai acompanhar a sua evolução.
- Quando se deparar com tarefas grandes, divida-a em pequenos passos para melhorar tanto a sua motivação quanto a sua produtividade. Estabelecer este tipo de estruturas facilita o seu desempenho.
- Não adianta forçar a execução de certas tarefas. Há dias menos produtivos que outros, e não há problema nenhum nisso.
- Foque sempre no que é urgente e mais importante.
Produtividade coletiva
Por outro lado, a produtividade coletiva está mais direcionada para gestores e líderes de equipa. Estes não se devem preocupar apenas com a sua própria produtividade, mas essencialmente com a da sua equipa. Esta é a parte mais complexa uma vez que envolve também a gestão de pessoas com diferentes perfis e capacidades produtivas.
Eis algumas dicas:
- Crie sempre uma estrutura visual que possa esclarecer todos os elementos da equipa em qualquer fase do projeto.
- Delegue tarefas e funções.
- Não tenha medo de usar ferramentas de comunicação e colaboração.
- Incentive dinâmicas de convívios entre a equipa, dentro e fora do ambiente de trabalho. Pequenas ações podem tornar a atmosfera mais amigável e todos beneficiam com isto.
- O planeamento produtivo deve sempre incluir o descanso e o lazer dos seus colaboradores.
- Controle tarefas, não pessoas. Confie na sua equipa.
- Demonstre abertura para todos que todos os elementos sintam que podem fazer a diferença. Ouça os seus insights sobre como melhorar o trabalho realizado.
- Acompanhe os indicadores de produtividade.
- Veja o grupo de pessoas que tem sobre o seu comando como um só organismo que trabalha com os mesmos objetivos.