header-background

Como identificar talentos na empresa?

Identificar talentos numa empresa pode ser o verdadeiro segredo para o sucesso de qualquer negócio. Preparamos este artigo para o ajudar a encontrar as pessoas certas.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Identificar talentos numa empresa pode ser o verdadeiro segredo para o sucesso de qualquer negócio. Preparamos este artigo para o ajudar a encontrar as pessoas certas.

Sem dúvida que o fator determinante de uma empresa são as pessoas. A motivação dos funcionários, o seu empenho e desempenho é que fazem a empresa. Encontrar talentos é sinónimo de diversas vantagens. Estas incluem, por exemplo, o aumento de lucros, o crescimento progressivo de produtividade, e o desenvolvimento motivacional dos colaboradores que se sentem valorizados.

Vamos descobrir como identificar talentos?

Observe!

O primeiro passo para identificar talentos deve partir da observação. Parece óbvio, não é? Mas é a falha mais comum. É importante que os gestores e líderes estejam atentos aos funcionários e entendam os seus comportamentos. Observe as suas atitudes face a desafios, a sua capacidade de adaptação perante algum entrave, a sua ligação com os restantes colegas e proatividade. Verdadeiros talentos sabem guiar projetos, motivar os seus parceiros e atingir objetivos com orgulho.

Análise Individual.

Um dos principais impedimentos para conseguir identificar talentos está inerente ao sucesso do grupo. De forma geral, funcionários mais engenhosos podem passar despercebidos senão existir um olhar bastante apurado. Assim, é fundamental manter uma relação próxima com a equipa para perceber quem se destaca. Sugerimos que mantenha um relatório atualizado sobre cada funcionário, onde indique os seus pontos de destaque.

Desafios.

É bastante comum em entrevistas de emprego existirem etapas que envolvem dinâmicas de grupo, com desafios para resolver. É uma forma de observar os candidatos que realmente se destacam.

Numa empresa, pode sugerir estes desafios com os seus funcionários com vista a resolver alguma necessidade ou problema da organização. Esta metodologia ajuda a identificar talentos percebendo quem realmente coloca a mão na massa, apresenta soluções criativas e está preparado para atingir os objetivos com sucesso. 

Valorize, promova!

São várias as vezes que empresas procuram profissionais fora, e não valorizam os talentos que têm na casa. Os melhores profissionais precisam de ser valorizados pelo seu trabalho para se continuarem a destacar.  Não descure o desempenho e esforço de quem já se mostrou apto para ocupar cargos mais altos. Mantendo os talentos presos, estes podem inclusive perder a motivação e o brilho.

É certo que por vezes podem precisar de alguma formação específica, mas não deixe passar a oportunidade. Além de ser um forte input para sua motivação, irá ajudar a especializar conhecimento para a empresa (que será aplicado na mesma), deixando florescer o talento bruto.

Capital Humano

Por fim, não adianta saber identificar talentos numa empresa que não se preocupa com os colaboradores. É importante que esteja atento às suas necessidades, que os valorize e que crie um ambiente amigável, onde sejam favorecidas as boas ideias.

Para tal, analise as políticas da empresa para com os funcionários, ofereça incentivos e um ambiente integrador. Desta forma, motiva a sua equipa e é-lhe mais fácil reconhecer os principais destaques.

Esperamos ter ajudado com estas dicas. E se precisar de ajuda já sabe…

À procura do parceiro ideal?