header-background

Dicas sobre como ser um Grande Líder

Dicas sobre como ser um Grande Líder
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Conheça as melhores dicas sobre como ser um Grande Líder

Quer esteja numa fase de entrevistas ou já esteja num cargo de liderança, deixamos-lhe aqui algumas dicas úteis sobre como ser um Grande Líder e chegar ao sucesso.

Definir o estilo de liderança

Ser líder está mais relacionado com saber criar mais líderes do que obter mais seguidores. Os grandes líderes estão empenhados em alargar o seu círculo, por isso pense bem no tipo de líder que quer ser. O objetivo de um grande líder é conseguir construir uma equipa notável que crie a próxima geração de grandes líderes.

Focar na rotina

As tarefas diárias de gestão e liderança envolvem trabalhar com recursos limitados, dinheiro, tempo e pessoas. É importante que tenha uma visão a longo prazo, que saiba quando dar destaque a cada área e que analise os efeitos das suas ações.

Os grandes líderes são acima de tudo grandes mentores e isto implica um acompanhamento constante. Recomendamos reuniões de equipa, no mínimo mensais, para ver e rever todas as ações e as suas consequências.

Definir prioridades

A capacidade de bem comunicar é uma das características de um grande líder. Seja o mais claro possível com a sua equipa sobre os objetivos a atingir. Durante as reuniões saiba também o seu propósito: é para informar, receber sugestões ou obter aprovações? A resposta a esta pergunta permite um maior esclarecimento a todos os envolvidos. 

Recomendamos que nunca tenha mais de cinco prioridades. Depois de as identificar e definir e conseguir atingir, poderá adicionar mais.

Definir os valores da equipa

É imperativo que tanto o líder como a restante equipa partilhem de valores comuns. Estes valores devem acima de tudo ir ao encontro dos próprios valores da empresa. Foque-se em desenvolver autoconhecimento, generosidade e não-julgamento entre os seus colaboradores. Desta forma conseguirá assistir ao crescimento da sua equipa e à superação de dificuldades e expectativas.

Dar Feedback

Ser um grande líder, independentemente da área de atuação, é saber que a sua equipa está interessada em descobrir se está a realizar as tarefas da melhor maneira. Oferecer dicas e conhecimento, reconhecer o esforço e dedicação e ajudar a superar obstáculos são feedbacks que realçam a sua valorização pela equipa. Isto demonstra que os quer ver a crescer.

Ser o exemplo

É fácil mandar e dar sugestões, mas quando pensamos num grande líder, pensamos em alguém que acima de tudo nos inspira. Para tal, mostre como ser um elemento de sucesso na equipa. Saiba aqui algumas sugestões sobre como liderar pelo exemplo.

Não esquecer a organização

Uma boa organização é sinónimo de uma boa liderança. Ser organizado é uma qualidade que todos deveríamos ter, ou trabalhar para a melhorar. Só assim conseguimos manobrar as diferentes tarefas que envolvem um cargo de gestão e de liderança, com responsabilidade e eficiência, sem prejudicar prazos e mantendo a qualidade.

Identifique os talentos da sua equipa

Enquanto líder com o passar do tempo, é normal que comece a identificar os talentos da sua equipa. Saber como os usar é o que o torna num grande líder. Saber escolher a pessoa certa para assumir certas responsabilidades pode provocar um aumento significativo na produtividade, por exemplo. Descubra tudo sobre este assunto aqui.

Manter um bom ambiente de trabalho

Ter uma atmosfera de trabalho agradável interfere na motivação e vontade de todos os colaboradores. A positividade das ações de um grande líder pode ser essencial para um ambiente leve, mas focado.

Quer mais uma sugestão para ser um Grande Líder? Aposte num software de gestão! Temos uma solução especial para si.