header-background

Como desenvolver a Inteligência Interpessoal?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Preparamos este artigo com algumas dicas sobre como desenvolver a Inteligência Interpessoal.

Como vimos anteriormente, a Inteligência Interpessoal requer certas características ou habilidades interpessoais para serem usadas a qualquer momento e com qualquer pessoa. Existe quem nasça naturalmente com elas, ou quem necessite de as desenvolver. Sim, a boa notícia é que a Inteligência Interpessoal também pode ser desenvolvida. A prática intencional e regular leva-nos a melhorar gradualmente.

Como o próprio nome indica, trata-se de relacionamentos com outras pessoas. Mesmo que se sinta tímido e não goste muito de conviver, existem profissões que exigem algumas destas características. Para as desenvolver deve colocar-se em certas situações para que possa colocar as suas habilidades sociais em prática.

Deixamos aqui as seguintes sugestões:

Interagir com mais e diferentes pessoas.

Mesmo que de forma forçada, tente interagir com mais pessoas. Quanto mais se obrigar a conversar e interagir com os outros, mais capacidade terá para se relacionar com quem quer que seja. Introvertidos, extrovertidos, humildes, arrogantes, chatos ou carismáticos. Relacionar-se com diferentes tipos de pessoas irá ajudá-lo a entendê-los e a identificá-los, acabando por descobrir características sobre estes perfis que o levarão a uma maior compreensão das suas habilidades de relacionamento interpessoal.  

Trabalhe em equipa e lidere.

O trabalho em equipa é uma excelente forma de estimular a interação. Ele exige comunicação e colaboração com diferentes pessoas. Sempre que surgir a oportunidade, assuma também papéis de liderança. Não se limite a pensar apenas em trabalho, pode mesmo liderar a próxima reunião de condomínio do seu prédio, ou simplesmente organizar uma viagem com os seus amigos.

Ensine.

A ato de ensinar alguém é uma excelente forma para desenvolver a inteligência interpessoal. Não precisa de pensar em algo avançado como dar mesmo aulas em alguma instituição de ensino. Simplesmente ajude as pessoas, compartilhando o seu conhecimento. Se tem alguma atividade que se sente completamente à vontade, mostre a um colega de trabalho como a faz.

Organize uma festa.

Uma das melhores formas de criar conexões com as pessoas é através do humor, e nada melhor do que o ambiente descontraído de uma festa, verdade? Não precisa de ser a festança do ano, algo simples e pequeno, mas que deixe as pessoas num ambiente relaxado e descontraído, criando mais recetividade.

Pratique a empatia.

Coloque-se no lugar dos outros. Pratique a empatia e utilize a escuta ativa. Tente entender as necessidades das outras pessoas, as suas intenções e motivações, ouvindo genuinamente o que têm para dizer.

 

Seja Flexível.

Tente entender a opinião dos outros e seja flexível nas interações, em vez de ser firme apenas com a sua forma de pensar. Assim, conseguirá encontrar mais facilmente um ponto de vista intermédio e pacificador que englobe da maneira mais adequada as diferentes opiniões e necessidades de todos.

 

Os seres humanos são também seres sociais. Interagir com outras pessoas faz parte da nossa natureza. Com certeza existem pessoas com mais facilidade para se ligarem a outras, mas todos temos essa capacidade dentro de nós. Por vezes temos apenas de a desenvolver, mas não se subestime!