Conheça as vantagens de ter uma Loja Online.
Ter uma loja online é agora uma parte estratégica da maioria das marcas. Nos últimos anos, temos assistido a uma verdadeira revolução digital, e é cada vez mais comum falar em e-commerce.
O conceito e-commerce, ou comércio eletrónico, diz respeito às vendas pela internet. Refere-se a negócios que realizam o seu processo de compra e venda através de uma plataforma digital. Todas as transações de uma loja online requerem também ferramentas online.
Dito isto, é fácil entender que esta realidade envolve muito mais do que apenas a criação de um site. Toda a sua estrutura de funcionamento está altamente relacionada com o digital.
Entenda-se que uma loja online requer dois processos básicos: a venda e o atendimento ao cliente. A partir daqui, abrem-se as portas para todo o tipo de automações que englobam o marketing, o controlo de finanças e até do stock. Se por um lado esta realidade exige uma maior estratégia logística, por outro, ela facilita o trabalho de gestão nas mais diversas frentes.
As lojas online têm vindo a ganhar força como alternativa adequada para todos os consumidores que não podem/querem dirigir-se às lojas físicas. Com a pandemia e o confinamento vividos nestes últimos anos, esta realidade foi destacada e tornou-se uma necessidade crescente para vendedores de produtos ou prestadores de serviços.
Vantagens de ter uma loja online:
Alcance Global.
A principal e mais importante vantagem de ter uma loja online, diz respeito à expansão do mercado. As empresas ou indivíduos já não precisam de ficar limitados à sua geografia, podendo chegar a todos os cantos do mundo. O comércio eletrónico oferece a oportunidade de pequenas ou grandes empresas atuarem a nível global. Tome como exemplo o mercado da eletricidade que permite a contratação dos serviços, sem necessidade de o cliente se deslocar a um balcão de atendimento.
Aberto 24 horas.
Uma loja online não tem intervalo de funcionamento entre o horário de abertura e de fecho, como em qualquer estabelecimento convencional. O e-commerce permite a realização de transações 24 horas por dia, em qualquer dia da semana, incluindo fins-de-semana ou datas festivas. Desta forma, nota-se um aumento significativo de resultados e vendas.
Melhores Ofertas.
A realidade digital e facilidade de acesso aos comerciantes, oferece melhores oportunidades de negócio para os clientes. Isto significa produtos mais baratos e de qualidade à distância de apenas uns cliques. Com uma pesquisa simples e rápida de um produto ou serviço em específico, os consumidores conseguem comparar preços e encontrar a melhor oferta para si.
Evita os problemas das compras convencionais.
Imagine o seguinte cenário: fim-de-semana de Dezembro, um trânsito infernal, horas no parque de estacionamento para encontrar um lugar, filas intermináveis para pagar, maratonas entre lojas carregado com sacos… Já todos passamos por isto, certo? O comércio eletrónico evita todos estes constrangimentos, poupa-nos tempo e stress. Comprar em loja on-line permite também encontrar avaliações e comentários de outros consumidores, permitindo compras mais conscientes.
Redução de Custos.
Certas empresas beneficiam significativamente com o e-commerce, graças à redução de custos. Estes podem estar associados ao marketing, atendimento ao cliente, processamento, armazenamento e controlo do stock. Como vimos há pouco, os negócios digitais podem ter estes processos automatizados, reduzindo também o período de tempo na agilização de processos comerciais e aumentando a produtividade e serviço de apoio ao cliente.
As transações online permitem diminuir o espaço físico das infraestruturas e a configuração das lojas físicas, levando a um aumento do investimento necessário no online para resultados mais rentáveis. Por fim, é graças ao digital que conseguimos entender o perfil e comportamento de um cliente, o que ajuda a tornar a estratégia mais personalizada e eficiente.
Na SigmaCode desenvolvemos soluções e-commerce ideais para o seu negócio, e agora ter uma loja online nunca foi tão simples.