7 Ferramentas de qualidade mais comuns nas empresas

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As 7 ferramentas da qualidade mais comuns nas empresas

As empresas usam diferentes ferramentas de qualidade para coletar e analisar dados, identificar causas e medir resultados na solução de problemas e de melhoria contínua. Desta forma torna-se mais fácil o envolvimento da equipa na geração de novas ideias e estratégias e na realização de um planeamento adequado.

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Hoje apresentamos as 7 ferramentas de qualidade mais comuns. Falamos de um conjunto de ferramentas gráficas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa, mesmo sem formação certificada em estatística. Podem ser aplicadas em qualquer setor e o seu objetivo é ajudar equipas e indivíduos na análise e interpretação de dados.

Quais são as 7 ferramentas de qualidade?

  • Diagramas de Causa e Efeito;
  • Folha de Verificação;
  • Gráficos de Controle;
  • Histogramas;
  • Gráficos de Pareto;
  • Gráficos de dispersão;

Como aplicar as ferramentas de qualidade?

As ferramentas de qualidade que apresentamos neste artigo poderão ser uma valiosa ajuda para entender e resolver problemas em qualquer setor de atividade. São simples de usar, principalmente graças aos softwares de gestão disponíveis que ajudam a criar gráficos com os diferentes dados que foram inseridos.

Vamos analisar cada uma das ferramentas:

Diagrama de Causa e Efeito

Esta ferramenta é utilizada para identificar vários fatores (causas) que produzem certos problemas (efeitos). Ou seja, ajuda a descobrir a raiz de um problema e permitindo encontrar a solução mais correta e eficaz. Ao descobrir as relações entre diferentes causas, podemos até prever certos problemas. É uma ferramenta que pode ser usada em sessões de grupo para reunir várias perspetivas sobre o mesmo assunto.

Para usar o Diagrama de Causa e Efeito, ou Espinha de Peixe, deve-se numa primeira fase identificar o problema ou efeito. Isto é a “cabeça do peixe” que aponta para a direita.

De seguida, as principais causas do problema. Estas são as “espinhas” do peixe que se ramificam a seguir à cabeça por categorias principais. Podem ainda reconhecer-se outra causas que serão anexadas aos ramos principais.

Ao consultar o diagrama criado, pode-se fazer uma investigação mais profunda das causas (principais ou secundárias), chegando à raiz da questão. Assim, é possível delinear uma estratégia para superar o problema.

Folhas de Verificação

As folhas de verificação são uma ferramenta simples e sistemática que permite coletar, registar e apresentar dados quantitativos e qualitativos sobre problemas de qualidade. Folhas relativas a dados quantitativos são também conhecidas como folhas de contagem.

Alguns dos principais usos desta ferramenta de qualidade:

  • Verificar a forma de distribuição de um processo;
  • Quantificar defeitos por causa, localização ou tipo;
  • Acompanhar a conclusão de etapas de um processo com várias (lista de verificação);

Para fazer uma folha de verificação, certifique-se que identifica todas as informações necessárias, respondendo às seguintes questões:

  • O porquê de coletar estes dados – qual o objetivo?
  • Que tipo de informação deve recolher?
  • Onde deve recolher estes dados?
  • Quem deve fazer a recolha?
  • Quando deve recolher a informação?
  • Como será medida?
  • Quantos dados são essenciais?

Depois de contruir a sua planilha, não se esqueça de testar as folhas de verificação. Certifique-se que todos os campos são relevantes e de preenchimento obrigatório e que o documento é fácil de consultar e usar.

Gráficos de controlo

Esta ferramenta é a mais eficaz na investigação da variação de um processo. Ou seja, para monitorizar um indicador ou característica de processo ao longo do tempo.

Os gráficos de controlo ajudam a medir e a visualizar variações e se a estas mudanças estão dentro de um limite aceitável ou não. Podem também ajudar a determinar certas ações mais apropriadas para executar. Na indústria, esta ferramenta é geralmente utilizada para controlar indicadores como: defeitos, custo por unidade, tempo de produção, stock disponível, etc.

No gráfico, verticalmente está representado um valor de processo e, horizontalmente, é representado o tempo. Apesar de existirem diferentes tipos de gráficos de controlo, todos eles possuem também uma linha central (a média) e duas paralelas que representam o limite de controlo superior e o inferior.

Esta ferramenta de qualidade é geralmente usada para:

  • Determinar a estabilidade de um processo;
  • Monitorizar processos e melhorar baixos desempenhos;
  • Reconhecer mudanças anormais.

Histograma

Um histograma é uma ferramenta de qualidade, representada por um gráfico de barras que mostra a frequência com que um valor, ou intervalo de valores, ocorre em um determinado período de tempo. É o resumo visual perfeito para grandes quantidades de dados variáveis.

Para fazer um histograma deve fazer uma recolha dos dados que pretende analisar e dividi-los em intervalos ou classes. No gráfico deve indicar a frequência dos eventos de cada classe com a altura das barras.

Esta ferramenta é utilizada para:

  • Interpretar de forma simples grandes quantidades de dados e identificar padrões;
  • Fazer previsões de desempenho dos processos;
  • Identificar se houve mudanças no processo;
  • Identificar causas de problemas de qualidade;
  • Comparar dois processos diferentes.

Gráfico de Pareto

Esta ferramenta tem por base o princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20, em que se afirma que 80% dos efeitos são causados por 20% dos problemas. É um método frequentemente utilizado para representar fontes de defeitos, tipos de reclamações de clientes e problemas semelhantes. O seu uso serve também para:

  • Identificar a importância relativa da causa de um problema;
  • Ajudar a identificar os problemas com mais impacto quando resolvidos;
  • Calcular o impacto de um defeito na produção.

Gráfico de Dispersão

Este gráfico é essencial para identificar como duas variáveis estão relacionadas. A ferramenta demonstra as duas variáveis ao longo dos dois eixos do gráfico, e o padrão dos pontos resultantes revela a sua relação. Isto é, quanto mais próximos estes pontos se encontrarem, mais forte será a sua relação e mais provável será que a alteração de uma afete a outra.

Esta ferramenta é frequentemente utilizada para:

  • Validar relação entre causas e efeitos;
  • Entender causas de mau desempenho;
  • Entender a influência de uma variável sobre a outra.

Fluxograma

Por fim, o fluxograma é provavelmente a ferramenta de qualidade mais comum e mais utilizada. Esta permite que toda a equipa entenda a sequência de etapas de um processo. Para além de o representar como um todo, também permite entender a relação entre as mesmas e os seus limites. Assim, torna-se mais simples analisar e até descobrir as áreas que podem ter problemas ou que requerem maior atenção para melhoria. Por outro lado, permite a padronização dos procedimentos, fazendo com que todos os envolvidos sigam os mesmos passos.

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