Conheça 5 tipos de pausas restauradoras
Pessoas que geralmente têm um desempenho extraordinário têm algo em comum: são também extraordinárias a fazer pausas. Neste artigo preparamos cinco tipos de pausas restauradoras que o vão ajudar a tornar-se mais produtivo.
É comum associarmos a produtividade a horas de trabalho incessantes. Provavelmente tem neste momento uma lista de coisas para fazer. Pois chegou a hora de fazer uma “lista de pausas”. Dê às suas pausas a mesma atenção que dá às suas tarefas e trate-as com o mesmo respeito. Comece por experimentar três pausas por dia. Escolha os momentos em que as vai fazer, quanto vão durar e o que vai fazer durante estas pausas. Se necessário, anote na agenda e lembre-se se está na agenda, é para cumprir!
As pausas podem ter um efeito restaurador no nosso desempenho, são mesmo um estímulo do nosso desempenho e, claro, do nosso humor.
Micropausas:
Para recarregar baterias não precisa de uma pausa muito longa. Intervalos de m minuto ou menos podem ter um efeito bastante positivo no seu desempenho. Considere os seguintes métodos:
- Regra dos 20-20. No início de cada tarefa programe o seu alarme. A cada 20 minutos faça uma pausa de 20 segundos. Afaste o seu olhar o ecrã e olhe para algo ao longe. Desta forma consegue descansar a vista e corrigir a postura. Assim, e de forma tão simples, está a combater a fadiga.
- Hidrate-se. A sua mãe já recomendou, a sua nutricionista e até o seu PT. Mas esta dica é diferente. Talvez já tenha uma garrafa de água consigo. Arranja uma mais pequena. Quando acabar terá de se levantar para voltar a encher. Ganha assim um pack 3 e 1: hidratação, movimento e pausa restauradora.
- Mexa o corpo para restabelecer a mente. Este truque de micropausa é dos mais simples. Durante 60 segundos, levante-se, rode os braços e as pernas, flita os músculos, rode o tronco e volte ao trabalho.
Pausas de movimento:
Um dos grandes problemas atuais é a quantidade de horas excessiva que passamos sentados e a quantidade de horas (cada vez mais reduzida) em que nos movemos.
Experimente:
- Dar uma caminhada pelo escritório (ou fora) de 5 minutos a cada hora;
- Ioga no escritório. Mesmo sentado, existem posições que pode fazer de forma descontraída;
- Flexões. Sim, leu bem. Comece por fazer 2 por dia, depois 4 e assim sucessivamente. Estimulará o ritmo cardíaco, promove o sistema cognitivo e talvez até fique mais forte.
Pausas na Natureza:
A Natureza faz-nos bem e tem efeitos revigorantes em nós. Estudo após estudo tem comprovado esta teoria. Considere:
- Caminhar no exterior – se tiver algum parque perto do escritório, melhor. Leve o seu cão a passear. Ele agradece e o leitor também.
- Saia. Atrás do seu prédio existem árvores ou um jardim? Aproveite e faça as suas pausas lá. Senão conseguir sair…
- Faça de conta que está no exterior. Se a sua melhor opção são as plantas de interior ou olhar para as árvores pela janela, não se preocupe. Também funciona.
Pausas Sociais:
Não faça pausas sozinho. Ou tente não fazer. Se não tiver esta opção, use as suas pausas para ligar a alguém, mesmo que apenas por 5 ou 10 minutos. Aproveite para agradecer algum gesto, mesmo que por email ou mensagem. A gratidão tem um poder restaurador fortíssimo.
- Agende compromissos sociais. Tente planear um compromisso semanal como um passeio ou um café com colegas de quem goste.
- Ou não agende. Se está demasiado apertado para compromissos, seja espontâneo. Ofereça um café a alguém um dia por semana. Leve-o até à sua secretária, sente-se e converse um bocadinho, sobre algo que não trabalho.
Pausas Mentais:
O seu cérebro cansa-se tal e qual como o seu corpo. Dê-lhe um intervalo e tente:
- Meditar. Uma das pausas ou micropausas mais eficazes de todas.
- Respiração controlada. Em apenas 45 segundos, pode arrumar com as suas hormonas do stress, agilizar o raciocínio e até fortalecer o sistema imunitário.
- Algo ligeiro. Talvez um podcast cómico, ler umas páginas de um livro, relaxar em privacidade ao som de uma ou duas músicas.
Se depois destes cinco tipos de pausas restauradoras se está a perguntar qual deverá escolher, lamento informar que não existe uma resposta certa. Escolha uma, ou combine com outras e experimente. Só assim irá perceber qual funcionará melhor para si.
Se procura ajuda para poder ter a agenda mais organizada e aproveitar estas pausas como deve ser, conheças as nossas soluções de gestão.