Transformação digital. O que é?
Está diretamente ligada à influência tecnológica no cotidiano das pessoas influenciando os hábitos de todos os consumidores. Essa alteração no comportamento impulsionou uma mudança radical na estrutura e forma de operar das empresas. Isso levou a que muitas delas sentissem a necessidade de se adequarem ao novo cenário.
Não só na forma como a empresa atua internamente, mas também no que oferece ao consumidor moderno. Não falamos apenas no marketing digital ou automatização de processos, esta transformação necessita de estar presente em todos os processos operacionais. Desde marketing, vendas, liderança, ao modelo de negócio e até mesmo os recursos humanos, para assim melhorar os seus métodos de gestão com o propósito de acrescentar valor aos seus produtos e serviços.
As empresas precisam de se atualizar, para não ficarem para trás.
Mitos
Muitas empresas ainda não conseguem iniciar o processo de transformação digital pela insegurança face a alguns mitos conhecidos.
Os principais mitos são:
- Transformação digital é apenas para empresas de tecnologia;
- É algo apenas para as equipas de TI;
- É algo que pode esperar.
Não importa o segmento, todas as empresas podem e devem beneficiar deste modelo de ação. A transformação digital em todas as áreas do negócio é modernizar e investir em produtividade.
A transformação digital, inserida no processo empresarial, é constituída por 3 pilares:
- Operacional;
- Experiência do cliente;
- Modelo de negócio.
1. Operacional
A transformação digital ajuda a automatizar os processos internos. Quer isto dizer que a automatização diminui falhas, otimiza o tempo e as tarefas dos funcionários.
Consequentemente, reduz custos, e proporciona decisões mais precisas e o mais importante de todos: tem como foco principal o cliente.
2. Experiência do cliente
Com todas as áreas da empresa a trabalhar com eficiência e foco para o cliente, é inevitável a melhoria na experiência do consumidor. Com a modernização, fica mais fácil traçar o perfil dos clientes e entender melhor as suas necessidades. Assim, sabemos muito bem o que oferecer e para quem oferecer.
3. Modelo de negócio
A empresa precisa de fomentar uma cultura digital em todos os setores e áreas. Com a constante mudança de hábito do consumidor, novas ferramentas e estratégias são necessárias.
Quando se torna parte importante e vital dos diversos setores e áreas da empresa, a transformação digital é um processo que se auto-sustenta. Os colaboradores passam a entender que a tecnologia vem para agregar e gerar mais valias no trabalho. E isso faz com que sua adesão aos processos digitais aumente.
Principais benefícios para as empresas
1. Satisfação do cliente
Numa pesquisa da PwC — Global Consumer Insights Survey 2019, foi revelado que a transformação digital está a transformar o comportamento do consumidor. Cada vez mais as pessoas usam a internet para fazer compras devido à sua facilidade e diversidade de opções.
Portanto, quando a empresa atende às novas exigências do cliente, a possibilidade de aumento da satisfação é maior. Por isso, é cada vez mais importante ter um site bem estruturado e responsivo, uma loja on-line, e usar as redes sociais para comunicação.
2. Redução de custos
Com um sistema de gestão como o software da PHC e módulos adequados a cada empresa, é possível ter dados financeiros mais precisos. Esta é uma grande mais valia no momento de planear os próximos investimentos e fazer cortes em gastos ineficazes.
A automatização de processos e a eliminação de burocracias otimiza o tempo e, consequentemente, reduz custos de produção.
3. Mais segurança
As transformações digitais também diminuem os riscos de erros e de perdas de dados. Isso devido a mecanismos como a criptografia, certificados digitais e assinaturas digitais, que são oferecidos pelas empresas de tecnologia. Eles garantem a integridade e confidencialidade dos dados, protegendo o negócio e os clientes.
A nossa resposta neste ponto, é importante e essencial para que cada organização trabalhe em segurança, seja dos seus sistemas seja dos dados guardados.
4. Aumento da produtividade
Para atingir objetivos, é preciso que os colaboradores tenham tempo para se dedicar aos processos que geram mais valor para a organização. A automatização de processos é uma excelente forma, tendo em vista que os processos mais burocráticos podem ser eliminados do dia-a-dia.
Há ainda um ganho igualmente importante: todos terão mais tempo e disponibilidade para pensar noutras formas de inovar o ambiente de trabalho e o negócio.
A transformação digital não é um termo novo, mas está cada vez mais no centro dos objetivos das organizações. As empresas começam a ver as vantagens competitivas que a transformação digital traz e procuram adaptar-se a esta realidade. Mais do que um objetivo ou um capricho, a transformação digital é uma necessidade real para que as empresas consigam vencer no mercado. Mas, por onde começar?
Nós estamos um passo à frente! Atentos às tendências e exigências dos clientes, conseguimos reunir o know-how e oferta digital desde o pequeno e médio negócio às grades organizações.