header-background

Boas Práticas para uma Gestão Financeira mais Eficaz

Boas práticas para uma Gestão Financeira mais eficaz
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uma boa gestão financeira é vital para a saúde do seu negócio.

Com o software PHC CS para gestão financeira, automatiza e agiliza os seus processos financeiros, com ferramentas avançadas que tornam mais simples e mais rápido cumprir as complexas exigências legislativas e acompanhar o desempenho financeiro da sua empresa.

Gerir contas correntes bancárias é algo fulcral e importante para qualquer negócio, seja numa grande, média ou pequena empresa. É fundamental o conhecimento da liquidez financeira (caixa e bancos) numa gestão cuidada e eficaz.

Nos pontos seguintes mostramos como monitorizar constantemente as suas contas correntes, permitindo-lhe estar atento e ágil na gestão da sua empresa.

Alguns pontos importantes.

1. Controlar o saldo bancário da sua empresa

Estar informado do saldo bancário da sua empresa é algo fundamental para gerir de forma consciente o seu negócio, desta forma vai evitar surpresas e conseguir tomar decisões informadas.

Geralmente nas pequenas empresas não existe departamento financeiro totalmente focado o que faz com que se perca o rasto da entrada e saída do dinheiro.

Nas pequenas empresas, a falta de um departamento financeiro totalmente focado nas suas tarefas pode, muitas vezes, levar à falta de conhecimento da entra e saída do dinheiro da empresa, algo que potencia prejuízos e muitas vezes leva a deixar escapar oportunidades relevantes que surgem no negócio.

2. Previsão de tesouraria

Uma das definições de gestão que achamos particularmente interessante é “gerir é fazer com que a vida da empresa seja previsível”.

Previsão do saldo de tesouraria a médio e longo prazo é fundamental.

Identificar uma provável falha de tesouraria antecipadamente permite tomar ações para antecipar cobranças junto dos clientes, negociar novos prazos de pagamento com os fornecedores ou mesmo negociar atempadamente formas de financiamento com os bancos ou comparar com outras fontes de financiamento. Por outro lado, se houver um previsível excedente de tesouraria teremos tempo para planear o seu investimento ou aplicação.

Em suma, uma previsão de tesouraria eficaz dá-nos tempo para recolher informação, tomar decisões e agir.

3. Pagamentos em dia

Manter todos os pagamentos da sua empresa sempre em dia é algo fundamental e que traz imensas vantagens, nomeadamente a confiança dos fornecedores.

Atrasos em pagamentos de impostos e obrigações fiscais leva muitas vezes a coimas ou até mesmo a juros que aumentam os seus gastos e que são evitáveis.

Manter as contas correntes sempre atualizadas e os seus pagamentos sempre em dia asseguram uma boa gestão das finanças da sua empresa.

Basta criar planos de pagamento de despesas que se mantém e que são recorrentes, como é o caso de pagamentos a fornecedores, rendas, comunicações, deslocações, etc.

4. Cruzamento de movimentos

Cruzar movimentos contabilísticos com entradas e saídas de dinheiro é um processo essencial para qualquer empresa garantindo que a contabilidade mostre com rigor a situação financeira da empresa suportando as decisões de compras e investimentos.

5. Automatize processos de gestão de contas correntes

Sem menosprezar os pontos anteriores, este é o ponto mais importante que deve aplicar na sua empresa no que às contas correntes diz respeito.

No fundo, o crescimento e o sucesso dependem da capacidade de criar e gerir um negócio rentável. A combinação de um ambiente competitivo global com a conformidade legal obrigatória influência a capacidade de controlar a sua área financeira.

Procura um software de gestão financeira para o seu negócio?