header-background

Assinaturas Qualificadas

O PHC CS está preparado para o ajudar a cumprir este novo requisito legal, sem qualquer tipo de preocupações. Quer saber como?
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Assinaturas Qualificadas Digitais exigidas já no início do próximo ano. 

Há novas obrigações fiscais a partir de dia 1 de Janeiro. Prepare e atualize a sua empresa para o novo ano e as novas legislações. Em 2021, todas as faturas e restantes documentos relevantes a um nível fiscal, em PDF e XML, devem conter uma Assinatura Qualificada para que possam ser considerados legais, quando enviados de forma eletrónica. 

O PHC CS está preparado para o ajudar a cumprir este novo requisito legal, sem qualquer tipo de preocupações.  

Quer saber como?

A PHC Software desenvolveu o PHC CS Assinaturas Qualificadas como solução ao Decreto-lei nº28/2019. Desta forma, pode assinar eletronicamente todas as suas faturas e outros documentos relevantes em conformidade com esta nova diretriz. O novo produto está disponível a partir da versão 28 do PHC CS e é completamente sustentado em tecnologia cloud. Assim, as assinaturas são obtidas graças aos vários servidores seguros da entidade certificadora e credenciada em questão.

Esta solução garante-lhe que está a cumprir a nova legislação. Da mesma forma, permite-lhe ter um certificado digital qualificado, emitido por uma entidade certificadora autorizada que garante o reconhecimento automático e legal em Portugal e em toda a Comunidade Europeia.

Preparamos também algumas questões mais relevantes que o possam ajudar neste assunto.

1 – O que é uma Assinatura Digital Qualificada?

É um mecanismo presente em alguns documentos que os tornam legais, garantindo o seu valor comprovativo, tal como a veracidade os dados que contém. Este mecanismo ocorre graças a um certificado digital qualificado, emitido apenas por uma entidade credenciada para o efeito. É assim gerada uma assinatura que identifica pessoas ou empresas responsáveis pela emissão desses determinados documentos.

2 – Que documentos devem ter esta Assinatura Qualificada?

A nova lei aplica-se a faturas e outros documentos relevantes a nível fiscal, em formato PDF ou XML, enviados por qualquer via eletrónica.

3 – Que empresas são abrangidas?

Todas as empresas que emitam documentos eletrónicos são obrigadas a ter uma assinatura digital qualificada. Falamos em empresas que enviam faturas em PDF por e-mail; ou empresas privadas e públicas que faturem a entidades de Administração Pública.

4 – Que benefícios estão envolvidos no envio eletrónico de faturas?

Existem diversos benefícios: poupança de recursos, financeira e de espaço; aumento de produtividade administrativa; agilização da relação com o cliente; maior rigor dos dados; mais fácil acesso a estes; maior segurança; e, por fim, um forte impacto positivo na pegada ambiental, dispensando a impressão em papel.

5- Qual é a diferença entre uma Assinatura Digital certificada e um selo eletrónico?

Apesar de os dois mecanismos servirem como assinatura, a assinatura digital contém informação pessoal (o gerente, por exemplo), enquanto que o selo identifica apenas a empresa.

Necessita de apoio com Software PHC CS da sua empresa?