header-background

5 Formas de Liderar pelo Exemplo

5 Formas de Liderar pelo Exemplo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como líder de um negócio, você deve enviar a mensagem certa aos seus colaboradores, parceiros comerciais, clientes e colegas. Os seus colaboradores e as pessoas no seu local de trabalho esperam que você dê o exemplo.

Você pode pensar que o seu trabalho fala por si, mas a sua imagem profissional e comportamento quotidiano podem não projetar a impressão que você deseja.

Da mesma forma que você faz julgamentos rápidos todos os dias sobre os outros, as pessoas com quem você entra em contacto fazem suposições sobre si com base em cada interação. Use estas cinco dicas para garantir que suas intenções sejam refletidas através das suas ações.

1. Chegue ao trabalho mais cedo

Se você chegar atrasado regularmente, os seus colaboradores podem assumir que é aceitável que eles façam o mesmo. Na liderança, é importante eliminar a mentalidade de “faça o que eu digo, não o que eu faço”. Em vez disso, exemplifique os ideais e as características que você gostaria que os seus colaboradores demonstrassem ao trabalhar todos os dias.

Se você exige que os membros da sua equipa cheguem num horário específico, o seu dever como líder é chegar a tempo ou antes. A ética de trabalho dos seus colaboradores pode ser fortemente influenciada pelas suas ações. Se eles o vêm a trabalhar arduamente e de forma brilhante todas as manhãs, é muito mais provável que espelhem o seu comportamento.

2. Incorpore a marca da sua empresa

A sua imagem on-line é congruente com sua marca pessoal? Reserve algum tempo para atualizar regularmente o seu blog, site e perfis de “social media”, para garantir que eles reflitam de forma precisa e positiva o que é sua empresa. Em seguida, garanta que você e seus colaboradores continuam a cumprir a promessa da marca da sua empresa.

3. Vista-se de acordo com a sua posição

O que você veste é o seu método personalizado de se apresentar de maneira não-verbal ao mundo. Como você se veste e se comporta pode comunicar aos outros que você é competente, conhecedor, consciente e poderoso, entre outras coisas.

Vista-se de forma coerente, faça escolhas clássicas de guarda-roupa. Invista em roupas de qualidade, crie um estilo pessoal consistente e opte por uma aparência que corresponda adequadamente aos seus negócios e indústria.

4. Partilhe o crédito

Um empreendedor não pode ter sucesso a trabalhar sozinho para sempre. A colaboração é a chave do sucesso. Você perderá rapidamente o respeito dos seus colegas de trabalho, se os desconectar e se recusar a partilhar os holofotes com eles.

Quando distribui o crédito e elogia as pessoas, é muito mais provável que você as inspire e motive a fazer o melhor. Cerque-se de pessoas que complementam os seus pontos fortes e não apenas daqueles que o elogiam.

5. Ajuste as suas habilidades de escuta

Os empresários precisam de ouvir para aprender. Esforce-se para se tornar um melhor ouvinte. Se estiver tentado a olhar para o seu smartphone sempre que tocar ou vibrar, desligue-o ou deixe-o no escritório. Pratique a paciência e tente não interromper quando alguém estiver a falar. Esteja atento, faça contacto visual, acene com a cabeça e faça perguntas pertinentes. Insista para que os seus colaboradores sigam o seu exemplo. Afinal, cortesia e boas maneiras nunca saem de moda.

Procura um software de gestão que facilite o trabalho da sua equipa?