header-background

5 Estratégias para fazer com que as Resoluções de Ano Novo aconteçam

Resoluções de ano novo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Está a aproximar-se um novo ano e é altura de reflexões e análises sobre o que queremos mudar. É o momento em que empresas e pessoas começam a definir objetivos para o ano que vem, as chamadas Resoluções de Ano Novo.

Podemos todos concordar que as resoluções até são muito simples de escolher, mas difíceis de manter. Daí a fácil escolha, elas vão passando de ano para ano. Emagrecer, fazer mais exercício, juntar dinheiro, ter mais vendas… Não interessa qual o seu objetivo, ele estará esquecido na segunda semana de janeiro.

O Homem tem uma capacidade incrível para se desviar daquilo que deveria ser o seu foco para todo o ano. É a pensar neste problema que escrevemos este artigo, com 5 estratégias para fazer com que as resoluções de Ano Novo de facto aconteçam.

Porque não Resolução em vez de Resoluções?

Sim, no singular. É hábito fazermos listas intermináveis com dezenas de objetivos ou mudanças para o novo ano. Aqui está logo o primeiro erro. Quantas menos tarefas o nosso cérebro tiver de lidar, maior será o foco, a concentração e a motivação para o fazer cumprir. Assim aumentamos as nossas hipóteses de sucesso. Para este novo ano experimente fazer diferente: escolha apenas uma resolução.

Defina objetivos específicos.

Outro dos grandes problemas que identificamos com as Resoluções de Ano Novo é que, geralmente, definimos objetivos muito vagos. Tente ser o mais específico possível para conseguir atingir os seus objetivos mais facilmente.  Ajuda associar um prazo específico a uma ação. Por exemplo, em vez de dizer que quer “perder peso” ou “abrir o seu próprio negócio”, diga que quer “perder 5 quilos até março” ou “abrir o seu próprio negócio até agosto”. Para começar, sugerimos que não defina objetivos com prazos muito longos. Desta forma evita a perda de motivação e foco a meio do caminho.

Imagine o Resultado Final.

Pode parecer algo bastante sonhador, mas na verdade é apenas combustível para a sua motivação. Não adianta ter apenas os objetivos bem definidos e planeados. Imagine o resultado final, sinta desde já a conquista e satisfação de alguém que conseguiu cumprir a sua palavra. Este exercício irá ajudá-lo durante todo o processo, tornando-o cada vez mais fácil.

Meça a sua evolução.

Faça um acompanhamento de todas as fases que envolvem o processo de atingir o seu objetivo. Todos os dias, cada vez que conseguir dar mais um passo na direção da nova resolução, faça uma marcação num calendário ou agenda. Não importa o tamanho do passo que deu, o que importa é que não se esqueceu do seu objetivo. Imagine que decidiu no próximo ano ser capaz de correr uma maratona. Para tal, deve correr todos os dias 5km até março. Daí aumentará este número. Se houver um dia que não conseguiu cumprir os tais 5km, mas correu 1, marque-o de qualquer forma. Não perdeu o seu ritmo e esforçou-se para o conseguir.

Lembre-se das suas resoluções todos os dias!

Resoluções de ano novo precisam de ser vistas todos os dias, o ano inteiro. Se já é difícil lembrar de tudo o que é preciso fazer durante um dia, imagine durante um ano inteiro. Utilize os truques que melhor funcionarem para si. Sugerimos a criação de alarmes no telemóvel com tarefas específicas diárias. Pode também deixar a sua lista colada no frigorífico ou em frente ao espelho. Desta forma, todos os dias se irá lembrar que tinha um objetivo e que o deve cumprir.

Faça de 2021 o seu ano! Nós estamos aqui para ajudar.