Todos os meses passamos pela correria de comunicar à AT (Autoridade Tributária) todos os documentos emitidos no mês anterior.
Estes documentos devem estar configurados para tal de uma forma correta. Este tipo de comunicação pode ser realizado através do envio do ficheiro SAF-T mensal.
Para simplificar o seu trabalho, a PHC tem uma função que lhe permite extrair o ficheiro necessário para posteriormente o submeter através do portal das Finanças.
Acedendo ao menu Supervisor, devemos escolher a opção “Comunicação de Faturas Emitidas à AT, via SAF-T-PT.”
Aqui temos a possibilidade de identificar o mês dos documentos que iremos extrair bem como o ano a que dizem respeito esses mesmos documentos. Devemos escolher a portaria que está atualmente em vigor. Neste caso escolhemos a 302/2016.
Depois temos a possibilidade de, antes de gerar o ficheiro SAF-T, verificar a integridade dos dados que vão para o ficheiro. Na prática serão detectados a tempo alguns erros que impedirão de submeter com sucesso o ficheiro no portal das finanças.
Ao executar a verificação obtemos a mensagem que o campo “Motivo de Isenção” do artigo “Viola amarantina (ref V006)” não está preenchido. Devemos então corrigir este erro antes de prosseguirmos com a emissão do SAF-T.
Ao verificar o campo com erro, verificamos que o mesmo efetivamente não está preenchido, devemos então escolher qual o motivo mais adequado para o nosso caso e gravamos. Após gravar, repetimos o processo anterior.
Como agora não há erros, já nos é permitido gravar o ficheiro.
Depois de guardado o ficheiro, resta-nos somente submetê-lo no portal das finanças.