Ransomware é um tipo específico de Malware, que exige o pagamento “resgate” sob a ameaça de publicar, apagar ou impedir o acesso aos dados contidos nos computadores, servidores e Rede. As consequências de um ataque de ransomware podem ser catastróficas, e prevenir um ataque é a estratégia mais eficaz.
Quais os diferentes tipos de ransomware?
1. Cripto-ransomware
Este tipo de ransomware incide sobre o computador ou rede e visa especificamente os dados considerados mais “importantes”, como documentos, fotos, etc.
Os dados criptografados ficam inacessíveis e é exigido o pagamento para desbloqueá-los, se o pagamento não for efetuado entre 48-72 horas, os dados geralmente são divulgados.
2. Locker Ransomware
O Locker ransomware não distingue o que bloqueia. Depois de entrar no computador, ele bloqueia tudo!
Não vai ser possível fazer login ou utilizar o computador para tarefas básicas, é apresentada uma mensagem ameaçadora exigindo um pagamento de resgate.
3. Scareware
Assim como o locker ransomware, o scareware geralmente bloqueia todo o acesso ao computador e respetivos dados. A diferença é que o scareware tem uma forma diferente de exigir o pagamento do resgate.
Vai aparecer uma janela bloqueante a informar que supostamente efetuou um “scan” de verificação de problemas ao computador e que para “reparar” é exigido um pagamento.
4. Doxware
O doxware não se contenta em simplesmente apagar ou restringir acesso aos dados, ameaça a publicação de dados sensíveis, como fotos, vídeos, dados financeiros ou informações pessoais na internet, se o valor do resgate não for pago.