Um dashboard de gestão apoia o gestor no processo de decisão, oferecendo uma análise global e em tempo real da situação da empresa. Ao utilizar esta ferramenta, um gestor tem acesso a dados de qualidade, gerados a partir das diferentes áreas de negócio da sua empresa. Quando bem configurado, o dashboard permite que a interpretação da informação ocorra de modo mais rápido e que não haja falhas na sua leitura.
Feitas as introduções ao tema, passamos então mostrar-lhe 5 razões para trabalhar com dashboards de gestão!
1. Objetivos do negócio em tempo real
Ao utilizar um dashboard consegue facilmente perceber se os seus objetivos de negócio estão a ser cumpridos. Apenas com um conhecimento efetivo do que se passa na empresa e da evolução das respetivas áreas, se torna possível atingir os objetivos estabelecidos.
2. Colaboração
O dashboard é uma ferramenta colaborativa, permite partilha de dados, facilitando o acesso à informação por parte de toda a equipa (apenas os elementos com permissões de acesso ao respetivo dashboard). Assim, é maior a probabilidade de alcançar os objetivos da organização, tornando a empresa mais eficiente.
3. Identificação de problemas com maior rapidez
Os gestores nem sempre conseguem identificar desvios nas rotinas de trabalho em tempo útil, o que compromete a produtividade do negócio. O dashboard vai juntar o histórico das operações da empresa e pode definir padrões para detetar desvios e anomalias em tempo real.
4. Toda a informação da empresa num único local
O excesso de informação pode ser prejudicial, pelo que é preciso ter cuidado para não criar um dashboard com informação irrelevante para a sua tomada de decisão. Isso só vai criar ruído visual e complicar a sua análise. Deve criar um dashboard de fácil leitura e apenas com os dados que realmente importam para si. Se conseguir criar um dashboard com informação útil e atual, será muito mais fácil saber que decisões deve tomar pois concentrará num só local todos os dados de que necessita.
5. Mostra-nos todas as operações do dia-a-dia
O dashboard que nos mostra as tarefas do dia é utilizado pelas equipas de trabalho e foca-se nos processos que cada equipa necessita para desempenhar as suas funções. Os dados presentes neste painel têm como função mostrar pontos críticos da operação, auxiliando a sua correção. Isto facilita também a comunicação entre todos os membros da equipa. Um dashboard pode variar conforme as áreas de negócio da empresa e as atividades a realizar em cada dia.