O software PHC CS obteve a certificação e-GAR. A versão 23 inclui todas as funcionalidades para o cumprimentos dos requisitos legais de forma rápida e automática.
O PHC CS obteve a certificação e-GAR. Esta foi obtida a 26 de dezembro de 2017 e garante a plena conformidade com os requisitos exigidos pela Agência Portuguesa do Ambiente – APA.
A obtenção desta certificação foi um passo fundamental para responder às alterações legais que entraram em vigor este ano.
Desde 1 de janeiro que é obrigatória a emissão de guias eletrónicas para o transporte de resíduos. Estas aplicam-se a produtores, transportadores e destinatários.
O PHC CS Desktop v23 inclui todas as ferramentas necessárias para o cumprimento de forma rápida e automática destes requisitos. Para isso, a PHC implementou e certificou novas funcionalidades.
As novas funcionalidades do PHC CS v23
Entre estas novas ferramentas do PHC CS v23 estão a emissão da e-GAR, consulta, anulação, correção, confirmação da correção, negação da correção, rejeição, aceitação e consulta de estabelecimentos.
Através da ligação direta do webservice ao SILiAmb, os utilizadores PHC CS podem garantir o cumprimento das imposições legais para o transporte de resíduos de forma simples e automática. A aplicação permite definir dois perfis de intervenientes – produtor e destinatário.
Todas estas novas funcionalidades do PHC CS v23 vão ser reveladas durante o presente mês de maio.
e-GAR: o que precisa de saber
A e-GAR é a guia eletrónica que diz respeito e acompanha o transporte de resíduos em território nacional. Estas são aplicadas ao transporte rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo e aéreo.
Esta guia permite inserir um produto, um resíduo e um operador de gestão de resíduos. No que toca aos transportes, a aplicação possibilita a inserção de vários sequenciais.
Todas as organizações envolvidas no transporte de resíduos têm de estar registadas no SILiAmb. Para além disso disso, também é necessário criar os estabelecimentos com localizações.
A emissão da e-GAR deve ser feita pelo produtor. A aplicação também permite que a guia seja feita por um outro interveniente no transporte. No entanto, é sempre necessário que o produtor valide a guia.
Relembramos que a e-GAR deve ser emitida por qualquer produtor de resíduos antes do transporte para a reciclagem. Os requisitos abrangem, por exemplo, oficinas de automóveis, talhos, restaurantes e empresas de construção.
Cabe ao produtor a responsabilidade de encaminhar os resíduos para um OGR devidamente autorizado.
Com o PHC CS este processo torna-se mais simples, rápido e automático. Assim, pode dedicar o seu tempo ao crescimento da sua empresa!