Estruturas Organizacionais

Facebook
LinkedIn
Twitter

São as estruturas organizacionais que determinam a dinâmica das relações internas. A estrutura de uma empresa reflete-se na forma como os departamentos, as tarefas e as responsabilidades são distribuídas e, claro, organizadas.

Preparamos este artigo com as principais diferenças entre as estruturas organizacionais horizontais e verticais e apresentamos alguns exemplos de empresas que seguem cada uma das modalidades. Desta forma, esperamos ser uma ajuda para decidir qual o melhor modelo para o seu negócio.

O bom desempenho de qualquer empresa está inteiramente relacionado à forma como a sua estrutura é organizada. Esta deve ser adequada ao seu perfil e objetivos. Existem duas opções quando se fala em estruturas organizacionais: horizontal e vertical.

Estrutura Organizacional Vertical

A estrutura vertical é a mais tradicional. A hierarquia é organizada de cima para baixo, com cadeias de comando bem estabelecidas, onde um nível responde diretamente ao superior, até chegar à presidência da empresa. Tome como exemplo a Ford.

Estrutura Organizacional Horizontal

Este tipo de estrutura é menos rígido. Aqui, os colaboradores não têm necessariamente as suas decisões aprovadas por alguém de um nível superior. Existe maior autonomia individual, e deixa de se seguir uma cadeia de comando de cima para baixo. O melhor exemplo é a Google.

Principais Diferenças entre as Estruturas Organizacionais Vertical e Horizontal

Os dois modelos de estruturas apresentados possuem aspetos bastante diferentes que são de extrema importância. O mais óbvio, e já referido: as tomadas de decisão.

Se no modelo vertical os colaboradores possuem pouca ou nenhuma autonomia, não estando muitas das vezes sequer envolvidos nos processos de decisão da empresa, no modelo horizontal existe maior poder e liberdade para decidir diferentes aspetos dos dia-a-dia. Assim, há uma maior valorização da perspetiva dos funcionários, que são inclusive consultados para a tomada de decisões com maior impacto.

Por outro lado, não esquecer a própria colaboração e comunicação entre os colaboradores. Nas estruturas organizacionais verticais são fatores que ficam presos à cadeia de comando, porém na estrutura horizontal, acontece de forma mais orgânica.

Qual o melhor modelo para o seu negócio?

A escolha entre um ou outro modelo de estrutura dependerá sempre das características e objetivos do seu modelo de negócio.

A gestão vertical é o caminho a seguir se a sua empresa tem um nível de complexidade elevado nos seus processos internos; enquanto a horizontal é indicada para negócios que precisam de reduzir as burocracias.

VAMOS PARA O PRÓXIMO NÍVEL?

Fale connosco e descubra as nossas soluções para aumentar a produtividade do seu negócio.

Como podemos ajudar?

Deixe a sua mensagem e diga-nos o que precisa.