Neste tutorial vamos demonstrar como utilizar o Assistente de Envio de Emails do PHC.
Para aceder a este assistente temos de nos certificar que o parâmetro “Ativar Opções de Email” está Ativo. Assim que o parâmetro esteja ativo já podemos aceder ao assistente através do menu “Gestão” clicando em “Assistente de Email”
Neste tutorial vamos demonstrar como utilizar o Assistente de Emails do PHC.
Para aceder a este assistente temos de nos certificar que o parâmetro “Ativar Opções de Email” está Ativo. Assim que o parâmetro esteja ativo já podemos aceder ao assistente através do menu “Gestão” clicando em “Assistente de Email”
Este assistente é composto por 7 passos:
- Escolha de mensagem
- Seleção de tabelas
- Aplicação de filtros em tabelas
- Opções de envio
- Descrição do assunto/corpo da mensagem
- Ficheiros anexos ao email
- Confirmação
Nesta demonstração, como exemplo, vamos demonstrar como podemos enviar um email aos nossos clientes a desejar-lhes um “Feliz Ano Novo”.
1. Escolha de mensagem
Estão disponíveis duas opções: criar uma nova mensagem ou utilizar uma já existente (para tal deve selecionar a linha correspondente ao E-mail desejado). Neste último caso poderá utilizar a mensagem tal como está definida ou efetuar alterações à mesma.
2. Seleção de tabelas
Escolher a tabela onde está a informação que precisa. No nosso caso, tabela CL – Clientes.
3. Aplicação de filtros em tabelas
Neste passo o utilizador deve preencher os campos Para/To: (obrigatório), Cc: e Bcc: arrastando os campos comuns para o local desejado e separando os campos inseridos com ponto e vírgula (;).
O modo de envio permite definir se os E-mails serão enviados simultaneamente para os diversos destinatários (assinalar a opção Todos de uma só vez) ou um de cada vez (assinalar a opção Um a um).
4. Opções de envio
Este passo é constituído por dois campos: assunto e corpo do E-mail, sendo este último obrigatório. No preenchimento de ambos pode usar os campos comuns das tabelas, arrastando os campos comuns para o local desejado ou escrevendo diretamente o nome do campo e separando os campos inseridos com ponto e vírgula (;).
Neste passo podemos fazer uma previsão do Email.
5. Descrição do assunto/corpo da mensagem
Indicação dos ficheiros a anexar.
6. Ficheiros anexos ao email
Indicação dos ficheiros a anexar.
7. Confirmação
Neste passo é dada por terminada a preparação e são enviados os respetivos E-mails.