As 5 soft skills mais valorizadas em 2022

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As 5 soft skills mais valorizadas em 2022 para profissionais de tecnologia

Todos os anos surgem novas tecnologias e novas exigências para qualquer profissional no mercado. É importante manter-se na vanguarda e estar atento às mudanças que o rodeiam. No entanto, não só de capacidades técnicas falamos. Existem, como sabe, várias habilidades que podem ser fatores diferenciais nas empresas, independentemente da área de atuação.

Preparamos este artigo com as 5 soft skills mais valorizadas para este novo ano para os profissionais de tecnologia, e não só.

Boa Comunicação:

Cada vez mais ter a capacidade de efetuar um diálogo claro e transparente é algo valorizado nas empresas. A comunicação é a base para construir um bom networking, facilita relações e evita perdas de tempo com tarefas repetidas por falhas de interpretação. Tempo é dinheiro, e num universo tecnológico, produtividade e agilidade são tudo.

Uma comunicação assertiva é um ponto de destaque quando queremos melhorar a cultura de feedback da empresa. Saber ouvir e saber falar são skills à partida básicas, mas que nem todos conseguem desempenhar de forma produtiva. É importante que exista abertura dos dois lados para facilitar um crescimento contínuo.

Saber adaptar-se:

Os últimos anos têm sido de constantes mudanças e evolução. Saber adaptar-se de forma rápida e eficaz a novos cenários, informações e tecnologias é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. As mudanças que temos vivido ultimamente aconteceram de forma bastante abrupta, desta forma e cada vez mais, as empresas procuram pessoas com capacidade de adaptabilidade e resiliência.

Os gestores procuram pessoas com mente aberta que consigam mudar a direção dos projetos rapidamente, assumir novas responsabilidades e comportamentos, sem perder de vista as oportunidades para melhorar o seu trabalho no novo cenário.

É também normal, neste panorama, que profissionais que arriscam mais, errem mais. No entanto o que os diferencia e valoriza é o tempo de reposta para reparar ou solucionar o problema.

Conseguir autogerir-se:

Ser capaz de se gerenciar requer autoconhecimento, bastante disciplina, gestão de tempo e, claro, organização. Todas estas capacidades partem de desenvolver um bom pensamento crítico e fazem parte de um plano maior inserido na Inteligência Emocional.

Autogerir-se é também ser capaz de colocar em prática ideias e saber quando concordar ou discordar. É saber questionar o porquê da informação apresentada e transformar o processo de aprendizagem de passivo para ativo.

Gestão de tempo:

Esta soft skill foi já mencionada no tópico anterior, no entanto a sua importância é tão elevada que merece destaque. Mais do que saber fazer uma boa gestão do tempo próprio, é saber identificar os projetos e tarefas mais rápidos de concluir. Conseguir reconhecer as tarefas prioritárias e entregá-las a tempo é uma oportunidade de evidenciar o seu valor e de crescer dentro da empresa.

Empatia:

Por fim, trabalhar com tecnologia cada vez mais está relacionado com trabalhar com pessoas. A ideias dos ratinhos de laboratório que não sabem relacionar-se está ultrapassada. Os profissionais não trabalham sozinhos e conseguir colocar-se no lugar do outro, seja este um colega, um cliente ou um fornecedor, pode trazer melhores resultados para o negócio.

Veja aqui como desenvolver a inteligência interpessoal. 

Estas são as soft skills que as empresas mais irão valorizar durante este ano. Qual é a que precisa melhorar?

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