É já no próximo dia 1 de julho que entram em vigor as alterações nas taxonomias, que foram anunciadas no final do ano passado.
Como já tínhamos previamente explicado, no artigo PHC Contabilidade: Abertura do Ano Contabilistico de 2017, este ano existem mudanças a ter em conta na contabilidade das empresas. As alterações nas taxonomias são uma delas. Estas aplicam-se, principalmente, ao ficheiro SAF-T (PT).
A Portaria n.º 302/2016, de 2 de dezembro, veio alterar dois aspetos. Um deles – e o mais importante – é a estrutura de dados do ficheiro SAF-T (PT). Existem agora taxonomias a utilizar para o preenchimento deste. As taxonomias são sistemas de codificação que fazem a correspondência entre códigos de contas.
O novo formato do ficheiro SAF-T (PT) passa, assim, a incluir uma nova tabela de taxonomia.
Estas alterações nas taxonomias tornam o ficheiro SAF-T mais completo. O objetivo é que exista informação de maior qualidade relativamente à contabilidade das empresas. Esta mudança surge depois de se perceber que a estrutura atual não contempla toda a informação necessária.
Alterações nas taxonomias: a nova versão do software PHC CS
Tendo em conta estas alterações, a empresa PHC fez uma atualização ao software de gestão de excelência. O novo PHC CS está mais completo. O lema desta nova versão é “Mais produtividade. Mais liberdade. Menos Preocupações”.
As alterações nas taxonomias para este ano já estão contempladas na nova versão do software de gestão PHC CS.
A v21 deste software de gestão já inclui as novas regras de comunicação com a Autoridade Tributária, como o ficheiro SAF-T (PT) e as taxonomias.
Com a nova versão do PHC CS já não precisa de se preocupar com isto! Ao atualizar o seu software de gestão vai ficar automaticamente certificado.
Leia também: Atualização do Software de Gestão PHC CS