8 Razões para Utilizar um CRM na Sua Empresa

8 Razões para utilizar um CRM na sua empresa
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Independentemente do setor ou nicho em que a sua empresa atua, a construção e manutenção de relacionamentos de qualidade com os clientes devem permanecer como um dos principais fatores para o seu sucesso. Isso pode não ser o desafio ou a prioridade de uma loja local que sabe exatamente com quem está a lidar, mas à medida que as operações crescem em complexidade e o negócio se expande, a necessidade de uma solução digitalizada torna-se eminente.

Isso explica em poucas palavras por que as soluções de software CRM se tornaram uma das principais ramificações de software SaaS nos últimos anos. Os sistemas de CRM recolhem e organizam os dados dos seus clientes, mas mais importante, ajudam recolher esses dados e a alcançar públicos que você não tinha ideia que estariam interessados no seu produto ou serviço. Com base numa lógica simples de organização e promoção pontual, as plataformas de CRM conquistaram um lugar em todos os setores, e é por isso que a sua empresa também pode querer começar a procurar uma delas.

Atualmente a maioria dos sistemas de software CRM estão alojados na cloud, o que os torna mais acessíveis e fáceis de manter, mesmo para os pequenos negócios. Vamos deixar aqui 10 razões pelas quais uma solução de CRM pode valer a pena para sua empresa.

1. Otimiza a estratégia de marketing e torna seu serviço mais credível

É possível que uma boa parte dos nossos leitores estejam neste momento a comparar várias soluções de CRM, falamos possivelmente de startups, empresas prestadoras de serviços que tenham iniciado atividade recentemente, ou até mesmo empresas mais maduras que ainda estão a construir um perfil de cliente. Isto não nos surpreende, pois as ferramentas de CRM podem ser muito úteis para motivar os compradores a se voltarem a um fornecedor específico.

Como funciona? As empresas estão constantemente a realizar pesquisas de mercado com o objetivo de atingir o perfil de cliente ideal e os CRMs ajudam a entender o comportamento dos clientes, bem como a atender às suas necessidades específicas. Outra tarefa importante que eles executam é identificar o melhor momento para promover e apresentar serviços a esses clientes, utilizando os resultados dessas estratégias para expandir ainda mais a lista de potenciais clientes. Os sistemas de CRM também têm um efeito positivo na alocação eficiente de recursos, já que as empresas que dependem de softwares de renome também são as favoritas entre os grupos de mercados lucrativos. Colocado em perspetiva, um CRM irá ajudar o seu negócio a direcionar as leads certos no momento certo e com os recursos adequados.

2. Identifica e remove práticas ineficazes

Para falar das informações fornecidas pelos sistemas de CRM, também devemos explicar como ele lida com o tempo valioso que as empresas perdem combinando métodos para avaliar o comportamento dos seus clientes. As soluções de software CRM consolidam diferentes métodos, práticas e ferramentas necessárias para rastrear a atividade do cliente. Além disso evitam duplicação de dados e abordagens genéricas automatizadas que podem ser frustrantes para os clientes. Com um bom sistema, a sua empresa elimina grande parte dos erros manuais (e dispendiosos), fazendo com que cada cliente se sinta como único e valioso para o seu negócio.

3. Transforma os dados do cliente em informação que gera receita

Há muito que aprender com o modo como seus clientes aceitam e avaliam seu serviço, mas a otimização de marketing é, de longe, um dos dados mais valiosos que uma empresa poderá obter. Os sistemas de CRM simplesmente ensinam como otimizar campanhas promocionais e promover produtos para públicos desconhecidos que, estatisticamente, se interessam se poderão interessar por eles. Os poderosos relatórios padrão e personalizados fornecidos pela maioria dos CRMs também fornecem uma visão clara sobre a integridade de cada operação, o desempenho de cada agente e a sustentabilidade geral de sua estratégia de gestão de relacionamento. Acredite ou não, essa é a fonte à qual as empresas mais bem-sucedidas recorrem para identificar obstáculos, em vez de passar horas a analisar dados financeiros.

4. Melhora o relacionamento com os clientes atuais

A regra mais importante ao administrar um negócio focado no cliente é simples: você será bem-sucedido desde que seus clientes estejam satisfeitos. É aqui que os sistemas de CRM são a maior ajuda, pois direcionam os seus esforços de marketing, faturação e vendas na direção certa. Para começar, um CRM ajuda na organização de todas as operações relacionadas com o cliente, desde mensagens de boas-vindas automatizadas até aos serviços e check-out. Ao entender as expetativas do cliente, gere de melhor forma as suas emoções e irá recolher deles testemunhos valiosos que influenciam de forma positiva o posicionamento futuro dos seus produtos e serviços.

Um serviço satisfatório e eficiente, oferecido em todos os momentos e em todos os canais (e-mail, telefone, media social, formulários da web, pesquisas, etc.) também garante que a sua empresa seja calorosamente recomendada pelos seus clientes. Isto poderá aumentar sua base de clientes utilizando apenas recursos em que já investiu.

5. Disponibiliza as informações do cliente a todos os colaboradores envolvidos no processo

Uma parte da estratégia de organização de dados padronizada do CRM é manter todos os detalhes relevantes numa base de conhecimento onde todos os intervenientes têm acesso (dependendo das funções e das permissões atribuídas). A base de dados está geralmente alojada na nuvem e tudo o que é preciso para aceder são as credenciais corretas e uma boa conexão com a Internet. Como esperado, a maioria dos sistemas de CRM atuais é totalmente otimizada para dispositivos móveis e acessível a partir de todos os dispositivos, navegadores e sistemas operativos. Alguns deles também fornecem aplicações mobile em versões Android e iOS.

6. Acompanha o desempenho de seus colaboradores

Muitos administradores confiam no seu sistema de CRM para entender como as suas equipas estão a realizar e desenvolver estratégias inteligentes na gestão de leads e tarefas. É também o sistema CRM o local onde verificam quem são as pessoas disponíveis no momento e desviam tarefas para outros departamentos caso o colaborador ou equipa solicitada não esteja disponível. Na prática, o CRM torna a programação de cada colaborador claramente visível e ajuda a comparar o seu desempenho. Recentemente, as equipas de desenvolvimento de CRMs exploram o novo e atraente conceito de gamificação que permite aos administradores compensar os melhores desempenhos com prémios, pontos ou até mesmo promoções.

7. Suporta os esforços de venda cruzada e upselling

O objetivo final de usar um sistema de CRM é sempre o aumento da taxa de fecho de negócios, e é por isso que os melhores sistemas da categoria dão suporte a práticas como upselling e cross-selling. No caso do upselling, eles extraem informações da compra atual do cliente para chamar a atenção de produtos semelhantes e contam com tags e categorias que inseridas anteriormente. A venda cruzada também faz parte do jogo, onde o sistema rastreia as compras anteriores de um cliente para sugerir novos produtos e ter uma ideia do que ele procura. Todos os detalhes são armazenados numa base de dados centralizada, idealmente num perfil de cliente individual, acessível aos colaboradores que interajam com esse cliente de forma a saberem com quem estão a lidar. Basicamente, um bom CRM será delegado à tarefa de identificar e usar oportunidades, tendo impacto direto no incremento de lucros da empresa.

8. Simplifica o processo de faturação

A maioria dos CRMs de hoje está equipada com pelo menos algumas ferramentas básicas de gestão financeira, e a principal justificação para isso é impedir a extração de dados confidenciais para um sistema de terceiros. No cenário ideal, uma empresa poderá criar orçamentos, preparar e enviar faturas para os seus clientes na mesma plataforma. A empresa pode também economizar tempo automatizando outros documentos relacionados, agilizando a experiência dos seus clientes e garantindo uma circulação de capital mais célere.

Alguns produtos CRM também possibilitam a integração com os principais gateways de pagamento para ajudar os utilizadores a concluir o pagamento e o checkout, sem sequer abandonar o site / loja online.

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