No segredo de um negócio bem-sucedido está a sua boa gestão. Mas nem sempre é fácil delinear o caminho na direção correta. Uma boa gestão é essencial para o crescimento de uma empresa e sem isso, acaba por perder o foco num mercado que cada vez é mais competitivo e exigente.
Desde recursos humanos para administrar, contas a pagar, conflitos a gerir e outras tantas rotinas que, mal geridas, acabam por reduzir as oportunidades de sobrevivência do seu negócio e baixar os níveis de produtividade da equipa. Planificar é crucial para manter a sustentabilidade da empresa, e mesmo com todo o cuidado podem surgir contratempos.
Tendo isto como base, a SigmaCode selecionou algumas sugestões de melhoria e dicas de como simplificar o processo de gestão do seu negócio.
Temos uma oferta abrangente e completa neste sentido.
1. Planeamento e gestão estratégica
A gestão estratégica tem o papel de linha orientadora de uma empresa e organiza as diversas áreas. Realizar um plano estratégico é essencial para se obter uma visão mais abrangente do todo da organização.
Sem um plano de negócios é como caminhar sem saber para onde ir. Se acha que é tarde para fazer um plano, engana-se, até porque este não serve só para a fase inicial da empresa, mas sim para ser revisto continuamente. O plano de negócios é responsável por alinhar as estratégias e tomadas de decisão. Onde é que a empresa está? Qual a situação e quais os desafios que enfrenta?
Se a empresa está a estagnar, o desafio deverá focar no crescimento. Se a empresa está a crescer a um rápido ritmo, o desafio passa por garantir que sustentamos esta nova realidade.
Mais à frente iremos conhecer formas de facilitar este processo, quer a empresa tenha acabado de se iniciar no mercado, quer esteja a crescer a um ritmo já difícil de controlar. Em ambas as fases, poderá ser pertinente fazer consultoria, tirando partido de vantagens a curto e longo prazo.
2. Apostar na formação
Desenvolver conhecimentos e alargar as competências dos colaboradores torna-se essencial para atingir o objetivo de crescimento, quer dos colaboradores, quer da empresa.
Muitas empresas acabam por perder recursos valiosos ao dispensar ou substituir colaboradores que “vestem a camisola” e com as denominadas soft skills, por outros que demonstrem maiores conhecimentos da área.
Aproveite o que de valioso estes recursos têm, procurando formas de os instruir e formar, quer seja em formações, webinars, workshops, eventos ou outras ações adequadas à sua função na organização e da área de atuação da empresa.
Investir no conhecimento dos seus colaboradores é investir diretamente na sua empresa. A formação pode fazer a diferença entre a atitude de um colaborador que confrontado com pedidos de esclarecimento ou reclamações face a problemas transmite desleixo.
Na SigmaCode apostamos tanto no nosso conhecimento como transmiti-lo aos nossos clientes.
3. Melhorar o clima organizacional
Num cenário onde cada vez mais as pessoas procuram boa relação emocional e pessoal, e também saltam de posto em posto porque os “empregos para a vida” passaram a ser raros, os colaboradores devem ser atraídos para a empresa e também eles devem fazer parte de uma missão levada a cabo pela empresa que os mantenham motivados, envolvidos e colaborativos.
Esta aposta nos colaboradores não se fica pela formação (que falaremos mais à frente), devendo também assentar numa estratégia que envolve a criação de ambientes de trabalho diferenciadores e estimulantes, onde o objetivo fazer reforçar o sentimento de “vestir a pele”.
4. Ouvir os clientes
Se quando ouve o cliente dizer algumas palavras, rapidamente começa a pensar no que irá responder, é possível que não lhe esteja a dar a devida atenção.
Ao pensar na resposta, acabamos por não absorver a mensagem que nos está a ser transmitida, acabando por não entender exatamente aquilo que o cliente precisa.
É habitual que nos deparemos com clientes mais exigentes ou até indecisos. Neste caso, ouvir atentamente é a chave para que possamos esclarecer e influenciá-los positivamente.
Ouvir o cliente não deve ser apenas antes ou durante o decorrer de um projeto, mas também ouvir a sua opinião no final e reter sugestões ou até eventuais reclamações que possam contribuir para melhorias no futuro.
Se é para eles que trabalhamos, devemos ouvir aquilo que têm para nos dizer. Só sabermos o que está a correr mal é que se pode corrigir e melhorar o que for preciso para ir mais além e obter nota máxima de satisfação.
5. Apostar no Pós-Venda
É esta fase que, após termos conquistado um cliente, vai ajudar a garantir a seguinte venda (e a próxima, e a outra, e assim por diante), não só por parte deste cliente, mas também de todos aqueles a quem vai recomendar a sua empresa.
Resolver problemas e garantir a satisfação dos clientes tem o poder de reverter impressões negativas, contribuindo para a fidelização dos mesmos, que se reverte em vendas.
Mostre interesse em captar as reais necessidades do cliente, nunca prometa o que não se pode cumprir, e evite adiar o problema. Se bem estruturado, o pós-venda é um dos segredos para o sucesso e credibilidade da empresa.
Na SigmaCode temos um serviço pós-venda de excelência.
O apoio aos clientes, resolução atempada e quando necessitam é a nossa prioridade de Suporte.
“Faça um cliente, não uma venda”, Katherine Barchetti
6. Simplificar e aprimorar processos
É muito importante ter o controlo dos dados do seu negócio.
Surge então a necessidade de simplificar e aprimorar os processos para que tenhamos o controlo do que se passa na empresa, mas de forma simplificada.
Simplificar e aprimorar os processos fará com que toda a equipa possa ser mais produtiva, tendo mais tempo para se focarem no que efetivamente traz resultados.
Automatizar é a forma mais rápida de tornar os processos mais simples e eficientes. Sistemas de gestão como ERP são soluções que podem ser implementadas para deixar a empresa em piloto automático, deixando-lhe tempo par as tarefas que implicam a sua total atenção.
7. Analisar resultados
A otimização tem de ser um processo contínuo. E para que possa inovar e melhorar tudo o que falámos neste artigo, é importante não só ouvir o cliente, mas também a própria empresa. Ou seja, analisar os resultados obtidos para que possamos continuar a encontrar formas de melhorar.
É aqui que o software de gestão PHC aliado aos desenvolvimentos da SigmaCode vai marcar um papel de relevância em trazer uma visão alargada de tudo o que vai acontecendo com o seu negócio.