Os 6 Maiores Benefícios de um CRM

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Seja qual for o setor de atividade, objetivo, produto ou serviço que a sua empresa oferece, os seus clientes são sempre o ativo mais valioso. Os clientes dão à sua empresa um senso de propósito e direção. Eles fornecem um feedback inestimável e servem como um trampolim para novos conceitos e caminhos. Sem esquecer a receita que eles trazem. Quando tudo estiver dito e feito, a satisfação do cliente deve ser o foco número um de qualquer negócio. Isto significa mais do que simplesmente apreciar os seus clientes, significa compreendê-los.

Você percebe os seus clientes?

As relações que cultiva com os seus clientes determinam o nível de sucesso da sua empresa. Tal como acontece com qualquer relação importante, o nível de sucesso dependerá muito da maneira como você se conhece e dá a conhecer. Mas, contrariamente à maioria dos relacionamentos pessoais, a relação entre a empresa e o cliente pode parecer um pouco desequilibrada. Afinal de contas, a maioria dos clientes não precisa de trabalhar muito para aprender o essencial sobre a sua empresa. Tudo aquilo que eles podem querer saber está prontamente disponível.

No entanto, recolher informações sobre os seus clientes, com o objetivo de criar uma melhor relação, pode ser uma tarefa muito difícil. A importância dos dados do cliente não termina quando estes são recolhidos. Manter registos precisos, acessíveis e atualizados dos seus clientes pode facilmente fazer a diferença entre um relacionamento que beneficia ambas as partes e o que deixa todos insatisfeitos.

Os benefícios de um CRM

Recolher e organizar dados dos clientes ​​é um trabalho a tempo inteiro e não perdoa erros. Como tal, investir numa ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) de alta qualidade é uma necessidade para qualquer empresa que queira levar a satisfação do cliente para o próximo nível. Um software CRM oferece várias vantagens que o irão ajudar a identificar e entender os seus clientes, para que a falta de informação não resulte em perda de receitas. Aqui estão seis benefícios de um CRM que podem ajudar a sua empresa a obter maior sucesso.

1. Melhor organização da informação

Quanto mais souber sobre os seus clientes, maior a probabilidade de lhes oferecer uma experiência positiva e de valor. Tudo o que eles fazem e toda interação que eles têm com sua empresa deve ser documentada e registada. Para o fazer, necessita de ir além das anotações e arquivos documentais desorganizados.

Com um software CRM pode, além de quantificar e categorizar a informação com precisão, também disponibilizar esses dados entre os vários departamentos. Isto permite que seja armazenada uma vasta lista de clientes e quaisquer informações importantes sobre eles, com acesso instantâneo para os colaboradores que dela necessitem. O resultado será uma redução no tempo desperdiçado, uma qualidade de serviço uniforme e uma maior produtividade.

2. Comunicação aprimorada

Como mencionado acima, o CRM possibilita que qualquer funcionário forneça o mesmo nível de serviço, tendo acesso aos mesmos dados do cliente. Afinal, mesmo que os seus clientes tenham uma pessoa de contacto principal, é possível que, em algum momento, esse contacto não esteja disponível e o cliente seja forçado a trabalhar com alguém novo. Quando isso acontece, muitos clientes enfrentam a perspetiva infeliz de ter de “começar do zero” com alguém que não entende suas preferências e problemas. O CRM elimina essa preocupação, tornando as informações detalhadas do cliente acessíveis ​​a quem possa precisar. Como tal, não importa quem é que atualmente está a atender o cliente, pois todos estarão a trabalhar com as mesmas informações.

Considerando que o CRM é baseado na nuvem e acessível a partir de qualquer dispositivo com conexão à Internet, os benefícios de comunicação do CRM móvel não se limitam ao escritório.

3. Melhor atendimento ao cliente

O seu tempo é valioso, mas também o tempo dos seus clientes. Se os seus clientes tiverem um problema que necessite de solução, eles ficarão insatisfeitos, a não ser que o problema seja rapidamente resolvido.

Com um CRM, assim que um cliente entra em contacto com a sua empresa, os seus colaboradores poderão recuperar todas as atividades disponíveis referentes a compras anteriores, preferências e qualquer outra coisa que possa ajudá-los a encontrar uma solução.

Em muitos casos, os seus colaboradores mais experientes, munidos de informações e histórico anteriores, poderão localizar uma solução nos primeiros minutos, graças a uma base de dados acessível de possíveis problemas. Caso uma solução não seja descoberta imediatamente, trazer outros colaboradores para o processo, ou até mesmo crowdsourcing para respostas através de portais de clientes, são possibilidades de simples execução. Com um software CRM, o suporte ao cliente torna-se um passeio no parque.

4. Automatização de tarefas diárias

Concluir uma venda nunca é tão fácil como conseguir que um cliente concorde em se comprometer. Juntamente com os detalhes superficiais de qualquer venda, existem centenas de tarefas secundárias que devem ser concluídas para que tudo funcione corretamente. Formulários precisam de ser preenchidos, relatórios precisam de ser enviados, questões legais precisam de ser abordadas. Essas tarefas auxiliares são demoradas, mas vitais para o processo de vendas. Os melhores sistemas CRM são projetados para tirar o peso de muitas dessas tarefas dos ombros dos seus colaboradores, graças à magia da automatização. Isto significa que seus colaboradores poderão concentrar mais esforços no fecho de leads e na resolução de problemas do cliente, enquanto o sistema CRM automatizado cuida dos detalhes.

5. Maior eficiência para várias equipas

A comunicação armazenada automaticamente permite visualizar e-mails, calendários e detalhes de chamadas telefónicas num único local de fácil acesso. Acrescente isso à capacidade de várias equipas acederem às mesmas informações em tempo real. No entanto, isto simplesmente aumenta a quantidade de progresso possível. As equipas de vendas, marketing e atendimento ao cliente podem partilhar informações valiosas sobre os clientes para continuar a canalizá-las e obter o resultado desejado, seja ele o fecho de uma venda, conhecimento de novos produtos ou um excelente atendimento ao cliente.

Cada departamento pode agora obter as informações certas para o indivíduo certo. Com essa nova facilidade encontrada, as equipas podem trabalhar juntas para melhorar o resultado.

6. Dados analíticos e relatórios mais eficazes

Dados errados não devem ser o motivo pelo qual a sua empresa não é bem sucedida. Com um CRM, isto deixa de ser uma possibilidade. Os sistemas de CRM armazenam informações num único local, o que leva a uma análise aprimorada dos dados como um todo. Facilmente integrado com diferentes ferramentas ou plugins, a sua empresa passa a ter a capacidade de gerar relatórios automáticos para maximizar o tempo.

É possível personalizar as informações do painel para localizar rapidamente as mais relevantes, como informações do cliente, objetivos de vendas e relatórios de desempenho, para alcançar oportunidades inexploradas. Com melhores relatórios, você pode tomar decisões eficientes e eficazes, para colher os frutos da fidelidade do cliente e da respetiva rentabilidade a longo prazo.

CRM para clientes mais felizes

A chave para dar aos clientes o que eles querem é compreendê-los e um sistema de CRM faz exatamente isso. Facilita as coisas, oferecendo à empresa e ao cliente, facilidade de comunicação, dados organizados e melhor atendimento. Tudo isso simplifica o processo de garantir que as necessidades sejam atendidas e que as ações sejam resolvidas em tempo útil.

Os seus clientes são a parte mais importante do seu negócio e mantê-los felizes deve ser a sua principal prioridade. Não coloque a sua empresa em risco, invista num software CRM de qualidade e prove aos seus clientes que se importa com a sua satisfação. O processo de CRM não deve ser um trabalho mais difícil, mas sim um trabalho mais inteligente, para que seus clientes obtenham o que desejam, e você também.

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