6 Dicas vitais para a transformação digital

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Conheça as 6 Dicas vitais para a transformação digital de qualquer empresa

Falar em transformação digital já não é nenhuma novidade. Especialmente depois de dois anos de pandemia, já todos compreendemos a importância da tecnologia e da era digital. No entanto continuam a existir negócios e empresas que resistem a esta adaptação.

Assim, e antes de mais vamos compreender o que quer dizer isto de transformação digital. É importante que tenha o conceito e a sua importância bem claros na sua cabeça.

A própria palavra transformação já requer a ideia de mudança e, por outro lado, o digital remete para a tecnologia. Assim, a transformação digital consiste numa mudança de mentalidade e em incorporar e otimizar todos os processos, modelos de negócios, geração de valor e procura das melhores soluções em todas áreas que envolvem as relações com o cliente e com o mercado.

Vamos então às dicas.

1. Realizar Diagnósticos e verificar processos.

O ponto de partida é sem dúvida entender o volume das informações que recebemos diariamente. Mesmo que a tarefa de gerir todos estes dados seja possível fazer manualmente é apenas uma perda de tempo. Podemos realizar esta gestão de forma automática – mais rápida e prática. Portanto, quando pensar em transformação digital lembre-se que o primeiro passo é rastrear todos os processos internos, analisando se existem alguns que já não façam sentido.

Uma comunicação assertiva é um ponto de destaque quando queremos melhorar a cultura de feedback da empresa. Saber ouvir e saber falar são skills à partida básicas, mas que nem todos conseguem desempenhar de forma produtiva. É importante que exista abertura dos dois lados para facilitar um crescimento contínuo.

2. Benchmarkin.

Depois do primeiro passo analítico, é importante que se compare com o mercado. Não só a nível de produtos ou serviços, mas também em termos de práticas empresariais. É isto o benchmarking: questionar-se sobre o seu negócio internamente, entender o que o pode tornar mais competitivo e como pode atender melhor os seus clientes, marcando posição no mercado.

3. Mentalidade de inovação com definição de plano estratégico.

Depois de conhecer o seu negócio e os da concorrência torna-se mais fácil elaborar uma nova estratégia. Independentemente do seu objetivo, é essencial ter uma mentalidade de inovação. Esta inovação poderá facilitar a relação com as diferentes metodologias que aplica, tornando-as mais ágeis e com menos tolerância para falhas. É importante ter abertura para testar novas ferramentas e rapidez para perceber se são essenciais de alguma maneira para a sua empresa ou não.

4. Gestão de dados e ferramentas integradas.

As ferramentas de gestão pretendem melhorar os processos e consequentes resultados. Podem ser softwares ou simples técnicas. É importante que tenha um sistema de gestão que o apoie na transformação digital do seu negócio para que possa quantificar e verificar a evolução dos resultados. Só assim poderá ter algo “palpável” sobre a mudança.

5. Equipa e liderança envolvidos no processo

Tudo o que falamos até agora pode facilmente falhar, porque apesar de tudo, a empresa é essencialmente feita pelas pessoas. Ou seja, todas estas dicas pode falhar se a sua equipa e os seus principais líderes não estiverem envolvido no processo e comprometidos para que esta transformação digital seja um sucesso.

É natural que exista resistência à mudança, e é exatamente aí que o papel dos principais líderes ganha destaque. Serão eles os grandes condutores da mudança, envolvendo os colaboradores no processo, na execução e através quer do exemplo, quer dos resultados obtidos a equipa ficará cada vez mais motivada e confiante sobre a transformação digital.

6. Foco no atendimento ao cliente

Mais do que nunca, as empresas não vendem apenas produtos ou serviços. Vendem experiências. Então pensar em como será a experiência dos clientes no momento em que o processo seja digital; e em que tecnologias deve utilizar para melhorar esta experiência. Não se pode esquecer que é o seu cliente que faz o seu negócio continuar. Por outro lado, pense também a longo prazo, não esquecendo de reanalisar a sua proposta de valor e qual o seu propósito com esta transformação digital.

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