Gerir um negócio não é fácil e tem muito que se lhe diga. Para aqueles que já o fazem há anos é muito mais simples.
Uma das provas disso é que novos empreendimentos tendem a crescer de uma forma mais acentuada nos primeiros anos, isto se forem administrados por quem já está muito bem posicionado no mercado. No entanto, para aqueles que estão a começar uma nova empresa e que não têm uma vasta experiência em gestão, ficam aqui 5 dicas.
1ª Dica: Saiba validar o seu modelo de negócios.
Conhecer o tamanho do seu mercado e ter um produto diferenciado dos outros não é suficiente para validar o seu negócio. Deve testar em ambientes controlados se o seu produto/serviço é algo necessário para os consumidores e se é adaptável ao o que foi planeado no seu modelo de negócios.
2ª Dica: Conheça tudo sobre os seus clientes.
Quanto mais e melhor conhecer o seu cliente maior será a sua probabilidade de atingir o sucesso que tanto deseja. Não chega apenas saber informações como o tamanho do seu público-alvo e a suas preferências. Deve entender o comportamento, os hábitos e rotinas daqueles que pretende atingir. Com essas informações irá oferecer produtos/serviços personalizados de modo a conquistar os utilizadores dos mesmos e obter aquilo que mais deseja: sucesso.
3ª Dica: Não queira ser informal.
Não queira faturar sem pagar impostos, isto pode um dia fazer com que não consiga crescer nem aumentar o seu negócio. Porquê? Imagine que aparece um grande cliente para comprar o seu produto ou serviço e a sua empresa não consegue emitir uma fatura? Isso pode fazer com que perca o seu cliente e a sua credibilidade. Poderá também ficar impedido de fazer cobranças de uma maneira formal, de fazer um crédito bancário e de obter outros benefícios legais.
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4ª Dica: Saiba definir o valor do seu produto de uma forma certa.
É muito comum para os empreendedores definirem de uma forma um pouco arbitrária o valor do seu produto/serviço. Alguns empresários reclamam que o seu produto não vende apesar de haver uma grande procura do mesmo. Isto pode acontecer se o produto estiver a um preço demasiado alto, mas o inverso também se verifica. Uma empresa com grande volume de vendas de produtos com baixas margens, tem numa liquidez reduzida. É necessário compreender se o preço do seu produto não estará a afetar o crescimento da sua empresa. Se tiver dúvidas sobre o valor a aplicar ao seu produto/serviço deve contactar um especialista. Há formas bastante assertivas de calcular o valor de um produto e de um serviço.
5ª Dica: Aprenda a negociar.
Saber negociar não é apenas convencer um consumidor a adquirir um produto/serviço. É crucial saber gerir os investimentos da empresa negociando com os fornecedores. Isto significa obter melhores condições nos produtos ou serviços adquiridos, traduzindo-se numa redução de custos na aquisição e um maior lucro na venda. Efetuar compras em grandes quantidades poderá ser uma forma de aumentar o seu poder de negociação face aos fornecedores. Deve também cortar despesas desnecessárias para melhorar o seu fluxo de caixa e aumentar os lucros da sua empresa.
Gerir um negócio nem sempre é fácil, principalmente para aqueles que estão a iniciar a sua primeira empresa.
A arte de gerir pode ter os seus erros e tropeções, mas sem eles não nascem grandes empresas nem grandes gestores, por isso deixamos uma última dica: os erros são a maior virtude quando sabemos aprender com eles.