Ser promovido a gerente pela primeira vez é estimulante e desafiador. É preciso inteligência para subir na hierarquia corporativa, mas a transição para a sua nova função significa dominar um novo conjunto de habilidades.
Não importa em que tipo de negócio ou área você trabalhe, estas 15 dicas vão ajudá-lo a navegar pelas águas da gestão.
1. Prepare-se antes de ser promovido
Isto pode soar contra intuitivo (e em muitos casos pode ser tarde demais), mas se estiver na iminência de subir de cargo, então deve preparar-se para a sua nova função. Leia sobre a área e possíveis funções, faça cursos e aprenda com os outros. Se receber uma promoção e não estiver preparado, fica um passo mais próximo de perder o lugar que tanto lutou para conquistar.
2. Reconheça que é um trabalho novo
Mesmo que tenha sido promovido num departamento do qual reúne grande conhecimento e capacidade acima da média, lembre-se que agora a sua função é diferente, é um gerente que supervisiona os seus colaboradores. Mesmo que na anterior função fosse o melhor da equipa, agora tem que tornar a sua equipa melhor em prol do departamento.
3. Saiba liderança situacional
Esta é uma habilidade de liderança indispensável para qualquer gestor. A liderança situacional é um modelo para descobrir como gerir cada funcionário, dependendo da orientação de que eles precisam.
4. Conheça os seus colaboradores
Invista tempo com os seus colaboradores, conheça os seus objetivos de carreira, pontos fortes e fracos, gostos e desgostos, mas não pare por aí. Se também conhecer os nomes de seus filhos e animais de estimação, onde moram e qualquer outra coisa que seja importante para eles, irá construir uma base sólida de confiança.
5. Aprenda e pratique a escuta ativa
Se tivesse que escolher apenas uma habilidade importante para o seu sucesso como gestor, seria a escuta ativa, que é considerada a habilidade mais importante a ser dominada por um líder.
6. Aprenda a libertar-se dos detalhes
Concentre-se no panorama geral, no que a sua equipa está a fazer diariamente e se está cumprir as suas metas ou não. Lembre-se que não está a ser pago para desempenhar as suas antigas tarefas, deixe os restantes detalhes para a sua equipa.
7. Você é um líder, não é um amigo
Um dos erros mais frequentes cometidos por novos gestores é tentarem ser amigos de seus funcionários. Após uma promoção pode ser complicado gerir o relacionamento com os antigos colegas. Agora está numa posição de poder e autoridade, é necessário gerir com cautela as relações com os colegas de forma a que não seja possível apontar qualquer favorecimento relativamente a outros colaboradores. A amizade é para manter, mas tente fazê-lo fora do local de trabalho.
8. Não se surpreenda com os problemas pessoais dos ex-colegas de trabalho
Os novos gestores ficam chocados ao descobrir alguns dos problemas pessoais e de desempenho com os quais o superior anterior estava a lidar. Você pode ter pensado que a Ana era uma funcionária engraçada e bem-humorada, mas agora sabe que é uma diva e terá de descobrir a sua forma de lidar com a situação.
9. Aprenda a lidar com problemas de desempenho
O seu antigo superior pode ter varrido os problemas de baixo desempenho para baixo tapete. Parte do seu novo trabalho será aprender uma maneira consistente e eficaz de lidar com os funcionários que estão fora do padrão.
10. Trate todos os funcionários com respeito
Lembre-se que não é por estar numa posição superior que passa a ser mais do que os outros. Todos merecem ser tratados com dignidade e respeito, se renunciar a isso, acabará por perder mais do que o seu próprio respeito.
11. Use as Quatro Palavras Mágicas
“O que você acha?” Esta é uma citação favorita do guru da administração Tom Peters. Pedir aos seus colaboradores para exporem as suas ideias é a melhor demonstração de respeito e incentiva-os a resolver seus próprios problemas.
12. Preste atenção à sua nova equipa
Embora você possa ser o líder da sua equipa, agora é membro de uma nova equipa, a equipa de gestão da sua empresa. Gerir lateralmente é tão importante quanto administrar para cima e para baixo.
13. Esteja Disponível e Seja Visível
Quanto mais envolvido estiver com sua equipa, mais motivados os colaboradores estarão para fazer um bom trabalho. As pessoas gostam de fazer parte de algo maior e precisam de saber que há um capitão no comando do navio.
14. Programar reuniões individuais, bem como reuniões de equipa
Como líder você precisa de interagir com as pessoas numa base privada, para perceber se existe algum problema do qual não está ciente e para ter mais tempo de ligação. É também essencial que todos os membros da sua equipe interajam uns com os outros.
15. Abrace seu papel como líder
Liderar pode (e deve) ser uma responsabilidade extraordinária e recompensadora. É uma função séria demais para ser desempenhada de animo leve.